Quem quiser votar nas eleições 2022 tem até hoje, quarta-feira, para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro. Assim como em todo ciclo eleitoral, a busca por regularizar a situação do título tem aumentado com a proximidade do fim do prazo.
Em Parintins uma multidão se concentrou em frente do prédio da Justiça Eleitoral desde a segunda-feira passada. As longas filas foram principalmente pela busca da emissão do documento pela primeira vez e regularização do título, como destaca o técnico judiciário Marivaldo Chaves.
"A demanda está crescendo, os eleitores buscam se regularizar, tirar sua primeira via de título, transferência de título, alteração de dados, então alertamos que esse prazo não vai ser prorrogado por conta da legislação"
O Cartório Eleitoral de Parintins vai atender somente até hoje e vai assegurar atendimento para todos que estiverem nas filas até a hora final, de acordo com Marivaldo Chaves.
"Garantiremos aos eleitores que estiverem na fila até às 19h, o direito de atendimento. Com certeza faremos uma logística para distribuição de senha"
A emissão do documento pela primeira vez ou regularização podem ser realizados também online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do atendimento online ao eleitor.