Na Audiência Geral de quarta-feira (20/8), o Papa Leão XIV pediu aos fiéis que, nesta sexta-feira (22/8), dia em que a Igreja celebra a memória da Bem-Aventurada Virgem Maria Rainha, rezem pelo dom da reconciliação em um mundo marcado pela violência.
O Pontífice destacou a importância de recorrer à intercessão de Maria, também chamada de Rainha da Paz, para que os povos encontrem caminhos de unidade e reconciliação.
“Enquanto a nossa terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões do mundo. Convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração, suplicando ao Senhor que nos conceda paz e justiça, e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em curso”.
O bispo emérito da Diocese de Parintins, Dom Giuliano Frigeni, ressaltou que as guerras expõem ao mundo sua capacidade de destruição e expressou a dor de ver, por meio. "A guerra não poupa ninguém, não poupa criança. Então ele pediu de se unir num dia de oração e de jejum. E cada um pode fazer, decidir como oferecer este pequeno sacrifício, mas pela grande necessidade que temos neste momento histórico, de ver através da televisão os massacres, estas imagens de casas, estes corpos tirados dos destroços das bombas. É terrível o que estamos vendo", disse.
Além dos conflitos internacionais, Dom Giuliano abordou a violência crescente nas cidades, citando o feminicídio e o aumento de ataques contra mulheres e crianças. "É um mundo demais violento, e o homem se coloca acima da vida dos outros. O feminicídio, por exemplo, está aumento terrível de violência contra as mulheres, contra as crianças, então todo mundo falando dos direitos da criança, de proteger as crianças, também através das redes sociais, não deixar as crianças usar. Temos que zelar por esta vida que recebemos e que termina não no cemitério".
Dom Giuliano Frigeni encerrou pedindo que todos se unam ao Papa Leão XIV em oração pela paz no mundo. "Vamos nos unir a este coração deste Papa que está nos dando as dicas muito simples que também, com os filhos em casa, vamos rezar juntos, 10 Ave Maria, 3 Ave Maria para Nossa Senhora, Rainha da Paz, então vamos aceitar esta indicação porque participamos da mesma graça de saber que Cristo venceu o mal e a morte".
- Por João Carlos Moraes / Alvorada Parintins