O tucumã, fruto muito apreciado pelos amazonenses e pelos turistas que não dispensam a boa culinária parintinense, começa a ficar escasso nas feiras de Parintins.
A safra do tucumã no Amazonas ocorre com abundância final de agosto a fevereiro do ano seguinte, e as feiras de Parintins são abastecidas pelas localidades rurais do município. Muitos produtores também aproveitam o período para comercializar o fruto na capital Manaus.
Josinaldo Batista, agricultor da Comunidade São Sebastião do Quebra da Vila Amazônia, aproveita a pouca produção do tucumã para vender na Feira do Produtor, no centro de Parintins. Ele assegura que prezar pela qualidade e preço é fundamental na hora das vendas dos produtos. "Este ano o preço do tucumã foi bom, razoável, e graças a Deus temos vendido num preço bom, tucumã bom".
Para não ficar com a banca vazia na Feira do produtor, o agricultor Alex Batista, da Comunidade Gavião Real da Vila Amazônia, além do tucumã também traz variedades de frutas, derivados da mandioca e plantas medicinais, todos cultivados pela família do produtor.
- Por Aldair Rodrigues