Busca

Em Parintins, projeto Capoeiragem promove inclusão social e formação cultural

Atividades são realizadas no loteamento Teixeirão, que também atende os bairros União e Castanhal

Em Parintins, projeto Capoeiragem promove inclusão social e formação cultural
Foto: Divulgação

Aprovado pela Política Nacional de Fomento à Cultura, o projeto Capoeiragem tem se destacado por sua contribuição social em comunidades periféricas de Parintins.

 A iniciativa visa à formação e socialização de crianças, adolescentes e adultos por meio de oficinas de capoeira com abordagens artísticas, criativas e educacionais.

Voltado inicialmente ao público de 16 a 17 anos, o projeto também passou a acolher adultos e pessoas com deficiência, a partir da demanda espontânea de moradores das comunidades atendidas. As atividades são realizadas no loteamento Teixeirão, que também atende os bairros União e Castanhal.

Segundo o produtor cultural Roberlan da Silva, o principal objetivo é tirar jovens da ociosidade e promover o desenvolvimento social e cultural por meio da prática da capoeira. "Esse projeto traz consigo a importância de levar para o loteamento Teixeirão, o bairro da União, a ocupação do Castanhal essa formação para tirar a criança, o jovem o adulto da ociosidade". 

Roberlan convida a comunidade para participar do evento gratuito. "Vocês podem nos encontrar por meio do Instagram, no perfil do projeto Capoeiragem, ou pelo telefone 99536-8097, ou vocês podem nos procurar também diretamente aonde realizamos as oficinas do projeto, loteamento Teixeirão, Rua B, número 48".

As oficinas ocorrem de forma contínua e ainda há vagas disponíveis.

O projeto reforça o papel transformador da cultura nas comunidades e convida jovens e suas famílias a se engajarem nas atividades.

 - Por Franci Maia - Alvorada Parintins