A rampa flutuante do porto de Borba, localizada no Rio Madeira, foi parcialmente destruída após ser atingida por duas balsas empurradas por uma embarcação da empresa Hermasa na tarde deste domingo, 23.
O impacto foi tão forte que a estrutura da rampa se rompeu e parte dela ficou submersa nas águas do rio. O momento exato da colisão foi registrado em vídeos, que circulam nas redes sociais. Não houve vítimas.
O prefeito de Borba, Toco Santana, foi informado sobre o ocorrido e imediatamente se deslocou até o porto da cidade.
Por volta das 17h (horário local), a embarcação responsável pela colisão foi interceptada pelo prefeito, com apoio do delegado da Polícia Civil, Jorge Arcanjo. Um boletim de ocorrência foi registrado, e a documentação será enviada à Capitania dos Portos para investigação.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o porto está fechado e que equipes deverão avaliar os danos. Técnicos levarão os equipamentos necessários para os reparos.
Em 17 de janeiro, um empurrador com um comboio de balsas colidiu com uma casa flutuante perto da comunidade de Urumatuba, na zona rural de Manicoré. Na ocasião, Talita Ferreira e seus três filhos, de 1, 3 e 5 anos, desapareceram, após o acidente. Eles estavam dormindo no momento em que a balsa passou por cima do flutuante.
Por João Carlos Moraes