Enem terá provas coloridas em 2023
A proposta tem como objetivo permitir que os participantes tenham uma melhor compreensão visual dos itens da prova

O Enem 2023 terá provas coloridas pela primeira vez. A proposta tem como objetivo permitir que os participantes tenham uma melhor compreensão visual dos itens da prova.
A informação foi divulgada pelo perfil oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no sábado, dia 20.
A publicação explicou que as imagens coloridas nas provas também buscam proporcionar acessibilidade para pessoas com baixa visão, por permitir melhor contraste entre as cores utilizadas.
Além disso, pessoas daltônicas também serão contempladas com o novo modelo do exame, uma vez que a prova é adaptada para participantes que possuem a condição.
As alternativas de múltipla escolha, os gráficos, as imagens e outros elementos visuais serão apresentados em cores, de modo a melhorar a compreensão dos participantes. Para aqueles que possuem alguma dificuldade de visão ou são daltônicos, medidas adicionais, como maior contraste entre cores e texto, serão implementadas.
A nova abordagem não se limita apenas à prova em si, mas também se estende à forma como as questões são apresentadas. A clareza visual e a facilidade de interpretação são prioridades para garantir que a avaliação seja justa para todos os candidatos.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos.