A Escola Municipal Charles Garcia intensifica a preparação dos estudantes do 9º ano para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova que ocorre no fim do ano de 2025.
O primeiro “Aulão Saeb” encerrou nesta segunda-feira 26 de maio com as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com o coordenador pedagógico da escola, professor Roberth Seixas, a 2ª, 3ª e 4ª etapa, vão ocorrer próximo à realização da prova.
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
De acordo com a aluna Rafaely Souza o ‘Aulão Saeb’ esclareceu muitas dúvidas que a acompanhavam nas turmas anteriores.
"O Aulão, desde português e matemática, me ajudou a esclarecer muitas dúvidas, dúvidas que eu trago desde o sétimo, o oitavo ano, que eu não tinha conseguido entender os assuntos. Eles me responderam várias perguntas, então eu agradeço muito porque eu consegui entender, esclarecer essas dúvidas".
Jucineide Campos, professora de Língua Portuguesa da Escola Charles Garcia, ressalta que este ano o método de preparação foi diferente e teve um bom rendimento.
"E esse ano nós estamos fazendo diferente, estamos levando nossos alunos a outro local. Nosso objetivo é trabalhar os descritores, que são muito importantes, e levar nossos alunos ao aprendizado".
Para a professora de Matemática, Sabrina Carneiro, a experiência foi desafiadora e bastante motivadora para os alunos.
"Então, é uma missão muito desafiadora, porque não é fácil. Mas buscamos, de todas as formas, tentar envolver os alunos para que eles entendam os descriptores que o Saeb dispõe para nós trabalharmos".
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.