A Escola de Áudio Comunicação Padre Paulo Manna, situada na avenida Nações Unidas, celebrou na manhã desta segunda-feira, 17, seus 41 anos de história. A instituição é pioneira na educação inclusiva voltada para os surdos e mudos, no munícipio de Parintins (localizado a 369 quilômetros de Manaus) e é fruto de um projeto idealizado por Padre Emílio Butelli.
O evento iniciou com as falas dos colaboradores no pátio da escola, na presença dos alunos. Em seguida foi entoado o primeiro hino da escola, um momento de muita emoção. Simone Melo, diretora da Escola Padre Paulo Manna, fala sobre a emoção desse momento histórico para o educandário.
“Hoje foi um dia muito especial, emocionante, porque estamos comemorando 41 anos de história, onde fomos pioneira na educação especial e inclusiva de surdos e mudos em Parintins, referência nesse trabalho com pessoas com necessidades específicas”, destaca a diretora.
Para a professora Suelem Carneiro, os aprendizados adquiridos por meio da convivência com os alunos são recompensadores.
“Todos os dias nós aprendemos algo. Claro que nós, professores aprendemos muito com os alunos, porque muitas vezes nós queremos algo grandioso e eles [os alunos] vem com a simplicidade, eles vêm nos acolher. O amor com o que a gente trabalha aqui é muito gratificante, porque aprendemos sobre esse carinho, amor e respeito que eles passam pra gente”, ressalta a professora.
Suelem ressalta também a preparação dos alunos para este momento festivo.
“Eles fizeram um ensaio com a professora Simone e eles aprenderam rápido as libras, no caso os surdos”, ressalta.
Rennan Lima, ex-aluno da Escola Paulo Manna, e agora acadêmico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM-Parintins), no curso técnico em Administração, destaca o sentimento de poder retornar ao local que o acolheu e foi determinante para o seu desenvolvimento.
“Desde pequeno sempre queria retornar quando sai daqui. Aí tive a oportunidade de estudar no Ifam, campus Parintins, onde comecei o meu estágio e a primeira instituição que queria voltar era aqui, a Escola Padre Paulo Manna, como estagiário para lembrar a minha infância que foi quando estudei aqui dos três até uns 10 anos, porque eu não falava bem. Foi aqui que eu tive a oportunidade de aprender a falar”, destaca Rennan.
Um dos momentos marcantes durante a programação do educandário, foi a entoação do primeiro hino da Escola Paulo Manna, interpretada na voz de David Assayag. O cantor, que foi acometido pela cegueira ainda na infância, comenta sobre o convite para gravar o hino da escola.
“Recebi o convite da diretora e foi um prazer gravar pras crianças lá. Infelizmente não pude estar no evento de inauguração do hino, mas futuramente, se der na minha agenda, estarei lá cantando o hino com as crianças”, afirma David.