Busca

Festa do Carmo 2022: Fé e gratidão marcam Romaria das Águas

Com a saída da região da Boca do Limão, a imagem iluminava o caudaloso rio, mas também os olhares dos devotos com as lágrimas da emoção.

Festa do Carmo 2022: Fé e gratidão marcam Romaria das Águas
Por mais um ano, milhares de devotos se reuniram na orla e no estacionamento do Porto de Parintins, na tarde desta quinta-feira, 14 de julho, para prestigiar a Romaria das Águas e ver a gigante imagem de Nossa Senhora do Carmo descer o Rio Amazonas. Com a saída da região da Boca do Limão, a imagem iluminava o caudaloso rio, mas também os olhares dos devotos com as lágrimas da emoção. Até o céu se emocionou, um chuvisco caiu no final da tarde, quando as luzes do sol se escondiam no céu para deixar brilhar as luzes da imagem da santa e dos barcos que a acompanhavam. No porto de Parintins, uma outra escultura de Nossa Senhora, de 10 metros de altura, foi montada pelos artistas plásticos e pela equipe da Paixão de Cristo, da paróquia de Lourdes. Um grupo de músicos entoavam cantos marianos e criavam o clima festivo para receber os romeiros. Por volta das 18h30, antes de atracar, a imagem foi posicionada de frente para o rio Amazonas, para abençoar os navegantes e os viajantes. Enquanto isso, os devotos saudavam Nossa Senhora e registravam um dos grandes momentos da programação da festa do Carmo. Emocionadas, elas agradeceram e pediram a proteção e intercessão da Flor do Carmelo. Para a devota, Geovana Farias, a romaria sempre é um momento emocionante porque vê, em Nossa Senhora, um exemplo de mãe que supera todas as dificuldades.
"Nossa Senhora é uma mulher guerreira, porque entregou seu filho na cruz para nos salvar. É uma emoção muito grande, pois a gente passa por tantas provação na nossa vida e Maria é um exemplo para todos nós"
A senhora Raimunda Martins, apesar de morar há muitos anos em Parintins, conta que foi a primeira vez que prestigia a Romaria. Para ela o sentimento é de felicidade, apesar de ter perdido sua irmã e uma sobrinha para a Covid-19.
"Eu nunca tinha vindo e este ano eu prometi que viria. Meu coração está batendo forte de tanta emoção, depois dessa doença que veio eu perdi uma irmã e uma sobrinha e eu estou aqui viva. Estou muito feliz pois ela é nossa mãe e com ela vencemos essa crise"
Na recepção da Romaria, o Coral de Lourdes, pela primeira vez, marcou presença e prestou homenagens a Nossa Senhora ali no porto. A integrante Maria de Lourdes Silva conta que todos ficaram emocionados, já que muitos do grupo perderam parentes e amigos para a covid, mas queriam agradecer a proteção de Nossa Senhora.
"De imediato ficamos muito emocionados, pois muitos perderam mãe, parentes, amigos e por isso aceitamos sem duvidar"
Após um trabalho finalizado em homenagem à padroeira dos artistas parintinenses, Wilton César, diz que o sentimento que fica é de gratidão.
"A palavra é gratidão. Graças a Deus foi entregue mais essa missão, para Nossa Senhora. Que essa fé se renove ano após ano"