Fotógrafo americano inicia agenda cultural nortista por meio do lançamento do álbum 2023 do Caprichoso e Alvorada do Boi Garantido
O fotógrafo americano Wigder Frota, incentivador e apreciador da cultura do Baixo Amazonas, está em solo parintinense para mais uma temporada de festividades culturais dos Bumbás Caprichoso e Garantido.
O fotógrafo americano Wigder Frota, incentivador e apreciador da cultura do Baixo Amazonas, está em solo parintinense para mais uma temporada de festividades culturais dos Bumbás Caprichoso e Garantido.
Natural do Rio de Janeiro e residente há 36 anos em Nova Iorque (EUA), Wigder é presença marcante todos os anos no Festival Folclórico de Parintins e, inspirado pelas ramificações que o Festival de Parintins proporciona na região, o fotógrafo passou a explorar também as demais manifestações culturais do Baixo Amazonas.
Apesar da torcida declarada ao Boi Caprichoso, sua escolha na Ilha Tupinambarana, o carioca Wigder não esconde a admiração pela Alvorada do Boi Garantido e diz que vai aproveitar ao máximo os dois eventos bovinos deste final de semana.
“Eu vim dessa vez eu vim sozinho com o meu celular para curtir esses momentos porque eu estava sentindo saudade, pois ano passado eu não pude vim a esses eventos, em particular a Alvorada, que é a festa, fora o festival, mais linda que existe em Parintins, é emocionante; além também do lançamento do álbum do Boi Caprichoso. É sempre uma felicidade estar nessa ilha”, ressalta Widger.
Wigder destaca o amor que sente em estar na Ilha Tupinambarana e a alegria em poder presenciar as manifestações folclóricas dos calendários dos Bumbás de Parintins.
“Aqui é o lugar que eu me sinto mais feliz. As pessoas falam “você é artista, mas torce pro outro boi”, eu digo que acima do torcedor vai sempre existir o cara que é apaixonado por isso aqui, por essa manifestação cultural que é tão linda e rica”, afirma com o sorriso no rosto o fotógrafo.
[caption id="attachment_28506" align="aligncenter" width="696"] Foto: Boi Espalha Emoção - Festival do Mocambo do Arari[/caption]
O fotógrafo Wigder Frota finaliza ressaltando a riqueza cultural do povo brasileiro, em especial dos parintinenses, que inspirou seu projeto “Amazônia, coração cultural do Brasil” e divulga a cultura nortista pro mundo.
“Através dos meus documentários o povo fica fascinado por isso aqui e, a partir, do meu piloto que é o Festival de Parintins, eu comecei a explorar todos os outros festivais. Eu tenho um projeto, um livro chamado “Amazônia, o coração cultural do Brasil”, que desenvolvi cobrindo todos esses festivais. E as pessoas têm muito interesses essas manifestações culturais que acontecem em Juruti, Barcelos, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, dentre outros festivais. Eu acho que o brasileiro precisa valorizar mais a sua cultura, pois é um tesouro o que se tem aqui a nível cultural que não encontramos em lugar nenhum, só aqui”, enfatiza Frota.