Busca

FVS-RCP registra 12.590 casos suspeitos de arboviroses no Amazonas

A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças

FVS-RCP registra 12.590 casos suspeitos de arboviroses no Amazonas
Foto: Divulgação/FVS-RCP

No Amazonas, no período de 1º de janeiro até o dia 10 de julho, foram 12.590 casos suspeitos de arboviroses notificados, dos quais foram confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico: 3.487 casos de dengue, 98 de chikungunya, 57 de febre de Mayaro, 11 de zika, e nenhum caso confirmado de febre Oropouche. Foram confirmados dois óbitos por dengue.

Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Os dados foram publicados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Na lista de municípios do Amazonas com maior número de casos notificados para arboviroses de 1º de janeiro a 10 de julho de 2025, estão: Manaus, Atalaia do Norte, Jutaí, Envira, Eirunepé, Guajará, Tefé, Ipixuna, Tabatinga, Benjamin Constant, Manacapuru e Presidente Figueiredo.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) destaca que, em casos leves, deve-se buscar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), coordenadas pelas Secretarias Municipais de Saúde.A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças.