Busca

ICSEZ/UFAM realiza I Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Parintins

Evento tem como tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido” e pretende envolver diferentes setores da sociedade civil

ICSEZ/UFAM realiza I Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Parintins
O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/UFAM) vai sediar a I Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Parintins (AM). O evento será realizado nos próximos dias 12 e 13 de março, com o objetivo de promover a participação cidadã nos debates sobre o tema, cujos resultados devem contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para as comunidades do Baixo Amazonas. As inscrições são gratuitas, abertas ao público e podem ser feitas por meio do site https://www.even3.com.br/conferenciamunicipalcti. Para a diretora do ICSEZ/UFAM, Sandra Helena da Silva, o Instituto sempre foi uma referência em Parintins na realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
“Em virtude desse compromisso que os nossos pesquisadores e docentes têm é que nós fomos convidados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) para realizar a Conferência Municipal, cuja referência é a V Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano traz o tema ‘Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido’ ”.
A abertura da Conferência Municipal será às 8h do dia 12 de março, no Auditório do ICSEZ, com a presença de autoridades, incluindo a Ministra Luciana Santos (MCTI) (por meio de vídeo). Em seguida, às 8h30, a Profa. Dra. Tanara Lauschner (MCTI) vai proferir a conferência de abertura, intitulada “Política Nacional de CT& I: Conferência Nacional, suas diretrizes e temas”. Das 9h30 às 12h estão previstas mesas redondas sobre os temas “Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação” e “Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social”, voltadas para o cenário atual do campo no contexto do Baixo Amazonas. As mesas contarão com a participação de professores e pesquisadores do ICSEZ/UFAM e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). [caption id="attachment_40782" align="alignleft" width="300"] Imagem de Divulgação[/caption]

O programa ainda envolve, das 14h às 18h do dia 12 de março, a realização de Grupos de Trabalho sobre temas específicos, responsáveis por discutir os desafios estruturais e obstáculos a serem superados em seus respectivos âmbitos. Ao final, serão produzidos relatórios com estratégias para lidar com temáticas de fronteiras, aprimorar projetos e otimizar investimentos. Os resultados serão apresentados em uma plenária no dia 13 de março, das 14h às 18h, no auditório do ICSEZ/UFAM.

A professora do curso de Zootecnia do ICSEZ/UFAM Soraia Freitas, que integra a comissão organizadora do evento, destaca a importância para o município de sediar a iniciativa na região do Baixo Amazonas.
“Parintins tem a missão de reunir todas as informações em torno dos diagnósticos, cenários e perspectivas para o futuro dos próximos dez anos no campo da ciência, tecnologia e inovação brasileira e de tratar disso como política pública a partir da realidade local”.
O evento será realizado por docentes, técnicos, representantes de estudantes e egressos do ICSEZ/UFAM, em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e com Secretarias Municipais de Parintins e de outros municípios da região do Baixo Amazonas. A Universidade foi escolhida como sede por ser uma instituição, dentro da sociedade, que agrega elementos importantes do desenvolvimento local, sendo um espaço que realiza pesquisa, extensão e que forma profissionais para o município de Parintins e do Baixo Amazonas, como destaca a docente do curso de Serviço Social do ICSEZ/UFAM Marklize Siqueira.
“A nossa tarefa como instituição é poder proporcionar um espaço em que nós possamos refletir e debater as políticas públicas necessárias para o município de Parintins e Baixo Amazonas, que têm uma cadeia criativa, profissional e produtiva muito rica e diversa. A Universidade pode ser esse lugar em que a gente consegue reunir todas essas experiências e a partir daí gerar políticas públicas e projetos que possam colaborar com o desenvolvimento local”, afirma.
A iniciativa tem o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) e da Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC); e da Prefeitura Municipal de Parintins, via Secretaria Municipal de Educação de Parintins (SEMED). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail do evento: [email protected] .