Com o objetivo de promover a leitura e incentivar os alunos para esse hábito saudável, o projeto “Tardezinha Literária: Recital de Poesia” surgiu por meio de um diálogo informal entre professores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) do Campus Parintins, que culminou no evento realizado na sexta-feira, dia 24 de novembro, no Mercado Municipal Leopoldo Neves.
Por meio dessa iniciativa, foi criado o Clubão de Prosa e Poesia, para conduzir o projeto literário, como explica o professor do Ifam Leilson Assad, um dos organizadores.
“Decidimos montar um projeto em que trabalhássemos diferentes tipos de literatura. Então montamos um clube de literatura com algumas leituras obrigatórias para a semana, que eram discutidas toda segunda-feira. E o evento que culminaria esse projeto seria exatamente, a Tardezinha Literária”, destacou.
Um dos convidados para o evento, o professor efetivo do Ifam de Manaus, Saturnino Valladares, doutor em Literatura Espanhola, entende que o projeto oportuniza conhecimento a todos.
“É algo maravilhoso para pessoas que não estão dentro da academia, têm a oportunidade por um dia conhecer estes intelectuais”.
O poeta regional Alfredo Saunier, apresentou seus livros no evento, ressaltou a felicidade em poder contribuir com o projeto e lamenta ainda do pouco incentivo que existe no campo da literatura.
Para a diretora do Ifam Parintins, Cristiane Rodrigues, proporcionar os eventos de leitura dão condições aos alunos a serem sujeitos da própria história.
“A poesia desperta o que tem de melhor no ser humano, que muitas vezes não consegue se expressar com o olhar, mas demonstram com palavras”, destacou Cristiane.
[caption id="attachment_37617" align="aligncenter" width="1600"] Livro do professor Deilson Trindade, Boi Bumbá de Parintins. foto: Marcos Butel[/caption]