O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) campus Parintins promoveu na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto, aula inaugura do curso de informática na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Laguinho, região da Gleba Vila Amazônia, em Parintins. As aulas iniciam no dia 13 de setembro e terão a duração de três meses.
A solenidade contou com a presença da direção do Ifam Parintins, equipe técnica, composta por 15 alunos do curso de engenharia da computação, que ministrarão as atividades, além de lideranças da comunidade.
De acordo com o líder comunitário, Edvan Carvalho, a parceria com o Ifam, por meio do curso de informática, proporciona conhecimento e desenvolvimento para a região.
“A gente sabe que a educação é universal e como moradores da gleba de Vila Amazônia temos direito de ter essa informação. Você sabe que hoje a informática é fundamental no processo de conhecimento e a comunidade disponibiliza laboratório de informática e nós buscamos fazer essa parceria com o Ifam para implantar o desenvolvimento na comunidade”, comenta
Edvan Carvalho ressaltar que é a primeira vez que o Ifam implanta um curso na zona rural de Parintins. “A gente realmente agradece à professora Christiane Rodrigues, diretora do Ifam, que teve a sensibilidade de atender o pedido da comunidade e formalizamos essa parceria. A gente agradece realmente e esperamos que isso traga grandes benefícios para a nossa região aqui”, explica.
O curso faz parte de uma iniciativa do Ifam para oferecer oportunidades de aprendizado em informática básica para a comunidade, com foco em capacitar os participantes na utilização do computador, sistema operacional Windows e ferramentas de escritório.
A diretora Christiane Rodrigues ressalta que as atividades ministradas na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Laguinho ocorrem por meio de um projeto de extensão de inclusão digital.
“Então, a gente está muito orgulhosa, porque com certeza o Ifam acredita que educação é para todos, não é qualquer educação, é uma educação de qualidade inclusiva, mas isso só está sendo possível graças à parceria da comunidade, dos líderes comunitários Fernando e Edvan Carvalho”, enfatiza.
A diretora do Ifam ressalta que os dois comunitários buscaram parcerias com a Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria de Educação (Semed) para que o projeto pudesse ser efetivado hoje.
“Então, assim, para a gente é muito orgulho poder iniciar as aulas no dia 13 de setembro. Se Deus quiser, esse é só o ponto de partida para muitos projetos que deverão ser implementados aqui na comunidade”, completa.
- Por Neudson Corrêa / Alvorada Parintins