O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizou 6° encontro de valorização indígena “Luta pelos direitos indígenas em Parintins. O evento aconteceu em frente ao Bumbódromo e reuniu cerca de mil e duzentas pessoas.
A programação envolveu a participação de lideranças indígenas, alunos que demostraram, por meio de músicas, danças, rituais, gastronomia e grafismo, indígena, um pouco da cultura de algumas etnias.
O líder indígena Anselmo Sateré fala da importância do evento para que a cultura seja valorizada as etnias do Brasil para que se construa na sociedade respeito pela história dos antepassados.
"Isso é muito importante, até porque nós já estávamos aqui quando os colonizadores chegaram. Então hoje queremos resgatar, valorizar e ter reconhecimento através da nossa cultura, fala, escrita dominante, religião, costume, crença e tradição e preservar o nosso meio ambiente", destacou.
A diretora do Ifam, Christiane Rodrigues afirma que o evento serviu para reflexão da importância dos povos indígenas
A aluna de agropecuária do Ifam Deuza Esther relembra que quando recebeu a etnia que iria apresentar não fazia ideia que existia e que através do encontro pode adquirir conhecimento.
"Quando a gente recebeu a etnia Marubo, eu nunca ouvi falar dessa etnia. Eu pensei, eu vou ter que pesquisar pra saber. Então era algo que eu não tinha nem ideia de quem eles eram. Eu até pensei que eles fossem um povo escondido. Mas quando eu pesquisei, eles não são um povo escondido", destacou a estudante.
- Por Franci Maia