O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu no sábado (22/02) o Mutirão de Retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus. A ação, que teve início no dia 17 de fevereiro, somou mais de 1 mil atendimentos e representou um marco para a regularização ambiental na região do Baixo Amazonas.
Durante a semana de atividades, o mutirão atendeu 719 pessoas e processou 727 inscrições no Cadastro Ambiental Rural. Além disso, mais de 400 produtores se inscreveram no Projeto Floresta+ Conservação, braço do Projeto Floresta+ Amazônia, que visa incentivar a preservação ambiental e promover a sustentabilidade por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A conferência das inscrições via sistema do projeto será realizada na segunda-feira (24/02).
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, informou que a logística foi um dos maiores desafios enfrentados durante o mutirão. “A necessidade de levar os serviços de regularização para áreas rurais distantes exigiu esforços significativos. No entanto, com o apoio de diversos parceiros, a equipe do Ipaam conseguiu superar as dificuldades e atender produtores nas comunidades mais isoladas”, disse o gestor.
Picanço destacou que a operação reafirma a importância das ações de regularização ambiental para o desenvolvimento sustentável da região. “Estamos trabalhando para garantir que os pequenos produtores possam regularizar suas propriedades e, assim, continuar suas atividades de forma legal e responsável. A parceria com diferentes instituições tem sido fundamental para o sucesso dessa ação”, afirmou.