Os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) chegaram no seu 2º dia de disputas já com as primeiras medalhas distribuídas nesta sexta-feira (18/07). As modalidades do futsal, futebol de campo, atletismo, voleibol, tênis de mesa, badminton, xadrez, handebol e basquete movimentaram as emoções da maior competição escolar do estado.
Com mais de 5,4 mil atletas de escolas estaduais, municipais, federais e privadas, o JEAs conta com 20 modalidades esportivas e vai acontecer até o próximo dia 27 de julho. Porém, no atletismo, modalidade que teve início nesta sexta-feira, as competições seguem até o próximo domingo (20/07), pela manhã e tarde, na Vila Olímpica de Manaus.
De acordo com a coordenadora da modalidade no JEAs, Lilian Carvalho, os atletas não brigam apenas pelas medalhas, mas também pelo índice técnico necessário para a classificação em competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos da Juventude.
“Os índices são definidos pela própria coordenadoria do JEAs, e servem para nivelar os alunos com o sarrafo nacional. É uma alegria ver eles alcançando esses objetivos”, destacou Lilian, que também é presidente da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam).
Ouro do rio Uaicurapá
E quem pode descrever a exata sensação narrada pela presidente da Fedaeam é a atleta Luna Souza, de 14 anos. Natural da comunidade São João Batista do Jacu, localizada às margens do rio Uaicurapá, no município de Parintins, Luna conquistou o ouro na prova do salto em altura, ao alcançar, sozinha, a marca de 1,40m, o índice técnico necessário para a sua classificação no JEBs 2025.
O resultado se torna ainda mais expressivo com o fato de que Luna treina há apenas quatro meses. A aluna conta que foram os professores do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, escola de Luna, que apresentaram o atletismo para ela.
“Eu nem sabia o que era o atletismo. Eu estava irritada porque tive de mudar da minha comunidade para a sede do município. Não queria estar na escola, mas meus professores insistiram em mim. Estou muito feliz. Muito grata aos professores e aos meus pais, que também sempre me apoiaram. Eles me enviaram ‘você já é uma campeã’, por telefone, antes deu alcançar os 1,40m. Me deram força”, compartilhou Luna, emocionada.
O JEBs 2025 acontece no próximo mês de outubro, em Uberlândia (MG).
Já no tênis de mesa, outra modalidade que iniciou nesta sexta-feira e que também já teve premiações, o pódio da categoria juvenil feminino I foi completo com alunas da rede estadual de ensino e oriundas de municípios do interior o Amazonas. Geovanna Meireles, aluna da Escola Estadual Castelo Branco, em Manacapuru, foi a grande campeã. A 2ª e a 3ª colocação foram ocupadas por alunas do Colégio Batista de Parintins e da Escola Estadual Quitó Tatikawa, em Itapiranga.
O resultado mostra a força dos municípios do interior do estado no JEAs. Mais de 1,7 mil atletas do JEAs são alunos do interior, com 41 municípios representados. Para Geovanna, o resultado significa evolução.
“No ano passado, perdi nas quartas de final. Foi triste, fiquei muito frustada. Hoje tive um dia perfeito. Estou muito feliz. Melhorei bastante e quero continuar treinando e me aprimorando”, destacou a aluna.
Os resultados diários das competições do JEAs são organizados em boletins, divulgados no site oficial da competição, https://www.jeas.com.br/. No próximo sábado (19/07), para além das modalidades citadas anteriormente, outras duas começam suas disputas: karatê e ciclismo. Os locais de competição também são públicos a partir dos boletins diários.