Livro 'Festival da Canção de Parintins' será lançado no Bumbódromo
Obra de Hiana Magalhães, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, será lançada neste sábado (31).

A historiadora e mestre em História Social, Hiana Magalhães, lança neste sábado (31/07), às 10h, o livro “O Festival da Canção de Parintins – por meio das narrativas dos compositores”. O evento, que inicialmente estava marcado para maio, será realizada no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo (Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins), adotando os protocolos de segurança contra a Covid-19.
O livro é um projeto contemplado pelo Prêmio Encontro das Artes, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Estado.
A obra, que nasceu de uma dissertação, é norteada pela História Oral e traz uma importante contribuição para o avivamento de um acontecimento, esquecido da histórica Ilha de Tupinambarana – O Festival da Canção de Parintins, que teve vida curta, mas que marcou profundamente os artistas da época e pontuou o direcionamento para a música feita em Parintins, que circula pelo mundo.
Hiana Magalhães explicou que o tema tem como proposta perceber a importância desses festivais de música na cidade de Parintins/interior Amazônico, por meio das narrativas destes compositores e como eles contam suas experiências, e, ao mesmo tempo, qual a avaliação que eles fazem sobre a importância do Festival para a comunidade parintinense.
A autora ressalta no livro quais as principais reivindicações dos narradores e quais os significados que atribuem a sua participação na produção cultural regional e na cena cultural do Norte do país, percebendo as relações entre memórias construídas, identidades defendidas por estes narradores que são os próprios compositores nas entrevistas e em suas canções. Traz ainda a cena musical da MPB dos anos, 1970 e 1980, como uma forte influência na construção artística dos compositores entrevistados.
“Percebemos que as canções produzidas nesse contexto por estes compositores marcaram não somente o início de suas carreiras como são representações de uma identidade musical original”, relatou Hiana.