No fim de semana, uma lixeira viciada no fim da rua larga do bairro União, próximo a Igreja Sagrada Família, causou transtorno e revolta de moradores. O lixo estava espalhado pela via e prejudicando o trânsito e o lazer da população.
Vídeos e fotos foram divulgados nas redes sociais, até o caso chegar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), por meio de uma denúncia anônima.
O subsecretário de meio ambiente, Wescley Dray, fala sobre a importância de os moradores realizarem o descarte correto do resíduo doméstico.
"A gente alerta a população que a responsabilidade do resíduo até a apresentação para a coleta é obrigatoriamente de cada cidadão. Cada cidadão deve fazer o bom acondicionamento do seu resíduo", ressalta o subsecretário.
A Lei Ambiental proíbe o acúmulo e o descarte irregular de lixo em vias públicas ou no interior de imóveis urbanos ou rurais. A responsabilidade socioambiental da comunidade é crucial, e os cidadãos podem denunciar irregularidades.
- Por Samuel Vieira