Busca

Milhares de fiéis celebram último dia da tradicional festa da padroeira de Parintins

Com missas, procissão e homenagens emocionantes, a comunidade celebrou 11 dias de fé, tradição e gratidão, encerrando a programação em clima de devoção e alegria.

Milhares de fiéis celebram último dia da tradicional festa da padroeira de Parintins
Foto: Vítor Fabrício/ Arquivo Alvorada Parintins

Milhares de fiéis lotaram as ruas de Parintins nesta quarta-feira, 16 de julho, para o encerramento da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. Com missas, procissão e homenagens emocionantes, a comunidade celebrou 11 dias de fé, tradição e gratidão, encerrando a programação em clima de devoção e alegria.

O pároco da Catedral, padre Dorival Nascimento, destacou a intensa movimentação e a participação da comunidade ao longo dos festejos. "E pra nós é uma gratidão a Deus, mesmo que cansados, mesmo que exaustos, não só o padre, mas as equipes de trabalho, mas se tivéssemos que fazer tudo de novo, nós faríamos porque a Senhora do Carmo merece. Então um dia intenso de oração, de muita gratidão, de muita participação também dos nossos fiéis nas programações religiosas, esse é o balanço positivo que fica pra lá na nossa festa". 

Foto: Vítor Fabrício/ Arquivo Alvorada Parintins

O último dia de homenagens à Flor do Carmelo foi marcado por uma série de missas na Catedral. Iniciando às 6h da manhã, a programação incluiu celebrações às 8h, 10h, meio-dia e a missa das 17h, que antecedeu a aguardada procissão de encerramento.

Ao longo do percurso da procissão, a Mãe dos parintinenses recebeu diversas homenagens. Fiéis aproveitaram para cumprir promessas feitas à Virgem do Carmo, agradecendo as graças alcançadas. Moradores, com devoção, ornamentaram as fachadas de suas casas para saudar Nossa Senhora. Artistas do Mural da Fé expressaram seu amor e devoção através de sua arte nos muros do Colégio do Carmo. E os portuários, pedindo bênção e proteção, saudaram Nossa Senhora com a tradicional salva de fogos.

Em meio à fervorosa procissão da Festa de Nossa Senhora do Carmo, está a devoção de Daniele Xavier, dona de casa. A experiência da maternidade foi marcada por um desafio inesperado. Seu bebê, Raviel Miguel, hoje com 9 meses, enfrentou um momento crítico no nascimento.

Segundo Daniele, após quatro dias sem dilatação, a situação se tornou preocupante. O momento do parto foi desafiador, mas a recuperação de Raviel Miguel foi um milagre atribuído à intercessão da Virgem do Carmo. "Foi um momento muito difícil, então hoje, para mim, eu me emocionei várias vezes, foi um sentimento de gratidão. Para mim, como mãe, né, me emocionei sim, porque meu filho está hoje aqui, bem, com saúde, graças à Nossa Senhora do Carmo".

Foto: Vítor Fabrício/ Arquivo Alvorada Parintins

A procissão de encerramento, que percorreu as ruas de Parintins, é um dos pontos altos e simbólicos da festa. O bispo de Parintins, dom José Albuquerque, ressaltou o significado dessa caminhada. "A procissão que fazemos para celebrar os nossos padroeiros nos faz lembrar que a nossa vida é uma peregrinação, nós estamos neste mundo de passagem e é nesta caminhada que a gente vai experimentando a esperança, a esperança ela vem da certeza de que nós somos amados, que nós somos amparados, que nós somos protegidos, a esperança provém da fé".

Foto: Vítor Fabrício/ Arquivo Alvorada Parintins

Padre Dorival avalia de modo positivo a realização da festa de Nossa Senhora do Carmo 2025. "A festa do Carmo é uma festa feita por diversas mãos, e isso só tem a engrandecer cada vez mais a fé, e sobretudo o turismo religioso em Parintins, que começa também a partir de agora, começa a se firmar", destacou.

 - Por João Carlos Moraes - Alvorada Parintins