Busca

Boi Garantido quita pagamentos de artistas e Kaçauerés

Segundo a coordenação, 80% de todos os contratos de artistas já foram pagos, enquanto 100% dos Kaçauerés também já receberam seus valores

Boi Garantido quita pagamentos de artistas e Kaçauerés
Foto: Sérgio Cole

Desde segunda-feira (7), o Boi-Bumbá Garantido, por meio do presidente Fred Góes e do vice-presidente Marialvo Brandão, vem cumprindo o cronograma de pagamentos dos trabalhadores que atuaram no Festival de Parintins 2025, incluindo artistas e Kaçauerés. Segundo a coordenação, 80% de todos os contratos de artistas já foram pagos, enquanto 100% dos Kaçauerés também já receberam seus valores.

A iniciativa faz parte do compromisso da diretoria com a valorização da força de trabalho que constrói o espetáculo, responsável por garantir ao Boi Garantido o seu 33º título no Festival de Parintins neste ano.

De acordo com o vice-presidente Marialvo Brandão, a atual gestão é comprometida com as mentes e mãos que constroem, dão vida e movimentam o Festival.

“O Boi Garantido está cumprindo os pagamentos conforme o cronograma apresentado. 80% dos contratos de todos os artistas já estão pagos. Esse compromisso foi um dos diferenciais que nos levaram à vitória em 2025. Alertamos os torcedores e todos que acompanham o Festival a estarem atentos e vigilantes quanto a fake news sobre atrasos nos pagamentos”, afirmou o vice-presidente.

Conforme Ito Teixeira, artista e responsável pelo acompanhamento dos Kaçauerés, 100% dos trabalhadores responsáveis pelo translado, montagem, desmontagem e retorno das alegorias já foram pagos. Além disso, a equipe participou de reuniões técnicas, treinamentos de segurança e recebeu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantindo melhores condições de trabalho durante toda a temporada.

“Os trabalhadores foram organizados em três fases, com pagamentos feitos de acordo com cada etapa. O primeiro grupo atuou de 26 de maio a 26 de junho, com parte retornando durante o Festival (de 27 a 29 de junho) e recebendo valores extras no dia 1º de julho. Um segundo grupo atuou apenas no turno da noite e também foi pago nessa data. O grupo final, com 79 trabalhadores, trabalhou entre 10 de junho e 10 de julho e recebeu logo após o fim do contrato. No dia seguinte, 30 Kaçauerés participaram de um serviço extra e também receberam seus pagamentos imediatamente”, explicou.

A grandiosidade do Festival de Parintins também é fruto do trabalho dos bastidores e da arena, realizado por centenas de artistas e profissionais dedicados.

O Boi Garantido dedica o 33° título a todos esses guerreiros e guerreiras que atuam incansavelmente, demonstrando sua arte, força e comprometimento no Bumbódromo. Valorizar quem carrega o espetáculo nas costas é essencial para a grandeza do Festival.

Foto: Sérgio Cole