Missa de Lava Pés reune fiéis na Catedral do Carmo para o início do Tríduo Pascal
Aconteceu na quinta-feira, dia 06 de abril, na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, às 19h, a missa de Lava Pés. O momento marcou o início do Tríade Pascoal.
Aconteceu na quinta-feira, dia 06 de abril, na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, às 19h, a missa de Lava Pés. O momento marcou o início do Tríduo Pascoal.
A missa de Lava Pés é o momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo. O ato simboliza o exemplo de humildade, que lembra o gesto de Jesus, quando lavou os pés dos discípulos na última ceia.
A celebração da Catedral foi presidida pelo bispo da Diocese de Parintins, Dom José Albuquerque, que, no principal ato da missa, lavou os pés dos fiéis.
"Nas catedrais do mundo inteiro, nós estamos celebrando o dom do Sacerdócio, o dom da Eucaristia, o ensinamento novo que Jesus nos deixou, amai-vos uns aos outros, e com ele nós vamos percorrer esses dias, que são os mais centrais da nossa fé. Esse é mais um momento especial, como todo ano, quando vamos mais uma vez celebrar a ressurreição de Jesus, que também é a nossa ressurreição. Que possamos vivenciar esses momentos fortes para podermos ser testemunhas de Cristo no dia-a-dia, onde quer que estejamos", destacou Dom José.
A missa foi encerrada com uma adoração eucarística, em preparação para a sexta-feira santa.
O pároco da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Padre Dorival Nascimento, lembra que não estamos em um feriado, mas fazendo memória a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ele ainda assegura que " é também um momento para refletirmos sobre a nossa vida, nossa fé, é um momento de crescer como cristão a partir dessa páscoa do Senhor".
£Texto/Fotos: Aldair Rodrigues