Busca

Morre aos 91 anos padre Bruno Mascarin por complicações da Covid

Padre Bruno dedicou 30 anos de sua vida como missionário nas cidades de Parintins e Maués.

Morre aos 91 anos padre Bruno Mascarin por complicações da Covid
Faleceu na Itália em Rancio de Lecco, na casa dos padres do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), padre Bruno Mascarin, na manhã desta sexta-feira (08), as 5h10 (horário de Brasília). O sacerdote estava entre os dezenove missionários infectados da casa do Pime, na cidade de Rancio di Lecco. Padre Bruno foi diagnosticado com Covid-19, mas enfrentava vários problemas de saúde, por conta da idade. Nas horas anteriores ao seu falecimento havia recebido a unção de enfermos. Ele tinha 91 anos e há muito sofria de uma forma de câncer no sangue. Segundo padre Jaime Coimbra, também missionário do Pime, padre Bruno era um homem de inspiração e testemunho de dedicação a Deus e ao povo. “Obrigado para o Bruno por ter me doado Cristo, Missionário do Pai, e por ter me ajudado no meu discernimento vocacional missionário”, agradece ele. O vigário geral da Diocese de Parintins, padre Dorival Nascimento, que conviveu por muitos anos com padre Bruno, o define com um homem santo. “Eu tive a graça de fazer catequese e participar de sua vida. Foi com ele que fiz a minha primeira comunhão. Também tive a graça de conviver com ele no ministério por oito anos em Maués. Aprendi muito com ele”, relata. O funeral do P. Mascarin será celebrado em Rancio, sábado, 9 de janeiro, às 9h30 (Roma). Seguido do enterro no cemitério de Villa Grugana, cemitério dos missionários do PIME. A Paróquia de Maués e a Comunidade de São Pedro informou que neste domingo (10), em todas as comunidades, será Celebrada a Santa Missa em sufrágio da alma de Padre Bruno Mascarin. Informou ainda que na quinta-feira (14) será celebrada a missa de 7º dia na quadra da Igreja São Pedro. [caption id="attachment_12057" align="alignright" width="283"] Padre Bruno Mascarin, PIME[/caption]

VIDA

Padre Mascarin nasceu no dia 23 de janeiro de 1929 em Pravisdomini (província de Pordenone, diocese de Concordia-Pordenone) filho de Cirillo e Emma Bottos.

O CHAMADO A VIDA MISSIONÁRIA

Ingressou no PIME em 26 de agosto de 1950, e prestou juramento de pertença ao Instituto como irmão leigo em 12 de setembro de 1954. Destinado a Parintins (Amazonas), dedicou-se ao trabalho manual, ensinando catecismo às crianças, liderando grupos de jovens, exerce o seu apostolado, sobretudo nas comunidades de Macuraní, Aninga, entre os leprosos da Ilha da Paz.

O CHAMADO AO SARCEDORCIO

Em 1974 começa a sentir o chamado de Deus ao sacerdócio e inicia um período de discernimento, que o levará, de acordo com os superiores e após ter feito cursos de teologia em Londrina (Paraná), a ser ordenado sacerdote em 2 de julho de 1980 no Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro, pelo Papa São João Paulo II.

MISSÃO

Exceto os 2 anos de serviço na Itália, ele sempre morou e exercitou o seu ministério sacerdotal missionário na Diocese de Parintins. Em 2006, a cidade de Maués concedeu-lhe a Medalha Guaraná pelos excepcionais serviços prestados à cidade, em primeiro lugar a educação à fé das crianças, à qual sempre dedicou especial atenção no ministério.

SUA MENSAGEM AOS 80 ANOS

Por ocasião dos seus 80 anos de vida ele escreveu as seguintes palavras aos amigos: “Quero agradecer-vos por tudo. Nunca estamos sozinhos, é verdade. É bom saber que temos amigos em quem podemos confiar. Pessoas que nos apoiam e nos acolhem com muito carinho. É verdade que passei por momentos muito difíceis, mas sempre recebi conselhos seus, incentivos para nunca desistir. Obrigado." Palavras que dirigiu aos seus amigos mais próximos, e especialmente à Virgem Maria, uma amiga muito querida para ele.