O evento trouxe para o público, neste domingo, 30, na Cidade Garantido, o sentimento de ser Garantido, o arrepio da contagem regressiva anunciando o início do show, a emoção de entoar as toadas até ficar rouco e terminar a festa “com a camisa molhada de suor”. Para a nação vermelha e branca é isso que torna essa festa tão especial, tão aguardada pelo apaixonado torcedor.

A moradora de Barreirinha, Daiana Souza, externa sua emoção em participar pela primeira vez desse tradicional evento do Boi do Povão e fala sobre o arrepio que sentiu durante a apresentação do bumbá.
“Eu tô muito emocionada porque é a minha primeira vez que eu venho na Alvorada. Eu sou de Barreirinha, cidade vizinha aqui de Parintins e posso dizer que a cada apresentação aqui no palco eu me arrepiei todinha com a energia maravilhosa dessa galera. Eu estou muito feliz, quero gritar muito, quero pular muito e vou amanhecer nessa Alvorada”, enfatiza, extasiada, a apaixonada torcedora.
O presidente da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, Antônio Andrade, destaca que essa troca de energia é contagiante para todos. É uma confirmação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão rumo ao 33º título do bumbá.
“Essa troca de energia entre o Boi Garantido e sua galera é muito contagiante e interessante. Esse clima é importante para que a gente tenha certeza que está no caminho certo. O clima tá bom na galera, nos galpões e vejo um festival bem diferente para o Garantido esse ano e, se Deus quiser, traremos esse título de volta para a Baixa do São José”, destaca confiante o presidente.

O apresentador oficial do Boi do Povão, Israel Paulain, diz que esse evento foi preparado com todo carinho, mas de forma intensa, para que tudo saísse impecável e marcasse a vida dos visitantes e dos torcedores encarnados.
“A preparação foi muito intensa, tivemos uma semana inteira de ensaio aqui para que tudo saísse impecável pro nosso público. Tenho certeza que fizemos uma Alvorada que lavou a alma de todos. Muitos visitantes vieram pela primeira vez e nunca mais deixarão de estar nesses eventos, principalmente na Alvorada, que é mágica”, destaca Israel.

A coordenadora de itens e do tribal, Erika Ferreira, diz que os itens se prepararam em todos os âmbitos pessoal e profissional para proporcionar ao público um belo espetáculo.
“Nossos itens estão lindos e preparados tanto na parte física, como na emocional e na estética para dar o melhor de si na festa e também já pensando na disputa da arena nos três dias de Festival Folclórico”, afirma.

A festa foi embalada por grandes hits do novo álbum, que já estão na “boca do povo”, como: Treme Terra, Garantido por toda vida, Festejo Vermelho de Amor, dentre outras faixas da playlist encarnada.
Para o coordenador musical e um dos produtores do álbum oficial vermelho e branco, Enéas Dias, apesar de todo trabalho de montagem e produção do álbum, ver nesse evento que o público abraçou as novas toadas é muito gratificante.
“Fico muito feliz em ver o quanto o público, o nosso torcedor abraçou o álbum. É gratificante ver que todo o nosso trabalho de montagem, produção e gravação valeu a pena, pois tivemos uma resposta positiva, principalmente nas toadas de galera. Vamos terminar esse evento mais confiantes e embalados para lutar pelo 33º título pro Boi Garantido na arena”, ressalta Enéas.
Vale ressaltar que o novo álbum do Boi do Povão está concorrendo ao prêmio de melhor álbum regional no 30º Prêmio da Música Brasileira, que vai acontecer no dia 31 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na categoria regional, o Boi Garantido está disputando a premiação com grandes grupos musicais do Brasil, como Olodum, da Bahia (BA), e o Quinteto Violado, de Recife (PE).

O evento contou com a participação dos itens oficiais, o Comando Garantido, os grupos de danças, compositores e toda a equipe técnica responsável pela realização do espetáculo.
Força, David Assayag!
Durante o evento, os itens oficiais Garrote e a nação vermelha e branca fizeram uma singela homenagem ao rei David Assayag, que perdeu o seu filho Téo Salomão Assayag, de 4 anos, no final da noite deste sábado, 29, após oito paradas cardíacas.

A criança estava internada em um Hospital em São Paulo, onde deu entrada na tarde do mesmo sábado, levado por sua mãe, a médica Ana Barbosa, com quadro de meningite e no final da noite veio a óbito. Devido ao triste fatalidade, David Assayag cancelou sua presença na Alvorada do Garantido.
O apresentador, Israel Paulain, deixou sua mensagem de apoio e solidariedade ao querido amigo e ícone do festival.
“Quero manifestar aqui toda a minha solidariedade, a minha irmandade a ele, juntamente com toda a galera vermelha e branca que o ama também. Enfim, todas as nações porque o Festival de Parintins está abraçado com o David nesse momento difícil e eu tenho muita fé que ele vai conseguir superar, com Deus abençoando e seguir a vida sabendo que o seu filho estará sempre o iluminando e abençoando” externa Israel.
Alvorada do Garantido
Após o show de lançamento do álbum, a multidão tomou conta das ruas de Parintins na tradicional Alvorada do Boi Garantido, que acontece anualmente no dia 1º de maio. O evento é fruto de uma tradição familiar do fundador do Boi do Povão, Lindolfo Monteverde, como “pagamento de uma promessa” feita a São José Operário, santo da Igreja Católica, devido ao restabelecimento de sua saúde na época.
Atualmente, “a promessa” se tornou o segundo e o mais esperado evento cultural de Parintins, depois do Festival Folclórico, e atraí milhares de visitantes à cidade nesse período. Hoje, a Alvorada faz parte do calendário de eventos municipal e fomenta a economia da Ilha Tupinambarana.
[caption id="attachment_28550" align="aligncenter" width="522"]

Foto: Paulo Sicsu[/caption]
Antônio Andrade diz que a Alvorada do Boi Garantido está sempre se reinventando, mas sem perder a tradição e elenca as novidades desse ano de 2023.
“Ano passado a Alvorada já teve algumas inovações, mas sem perder a tradição, porque esse é um tipo de festa que a organização não pode prejudicar a espontaneidade dela. Isso é o bom da Alvorada, ver o povo cantando, dançando, abraçando os amigos e isso nós não podemos perder. Mas, para manter a organização do evento, nesse ano de 2023, espalhamos paredões de som no trajeto da caminhada, para que os brincantes possam acompanhar em tempo real o que passa no trio principal; além disso colocamos mais banheiros químicos a disposição da galera e organizamos para que a Alvorada chegasse num horário legal para que todos possam brincar e se divertir com o boi na frente da Catedral”, elenca Andrade.

Para o manauara, Diego Costa, participar da Alvorada é algo inexplicável e mágico, que só sente quem vive esse momento.
“Participar da Alvorada é algo inexplicável, é marcante, é uma alegria que vem da alma e eu não ia perder. É um sentimento, um amor inigualável, como diz nosso apresentador, Israel Paulain”, destaca emocionado o torcedor encarnado.
O mototaxista, Josinaldo Vieira, diz que a Alvorada é o evento mais aguardado por sua categoria, pois viabiliza uma renda extra para sua família.
“Esses dias foram muito bons de movimento na cidade e deu pra gente dar uma estruturada legal no nosso orçamento, deu até pra pagar umas contas pendentes da família. Estávamos ansiosos por esse dia da Alvorada e ele chegou, aí estamos aproveitando o máximo que a gente pode”, ressalta Josinaldo.

Nem a pane elétrica no trio e a forte chuva que caiu na madruga dessa segunda-feira, 01 de maio, afastou os torcedores encarnados que entoaram as toadas antológicas do Boi do Povão, ritmados pela Batucada, e seguiram pelas ruas da Baixa do São José rumo a Catedral Nossa Senhora do Carmo, situada no Centro da cidade de Parintins. A festa encerrou às 07h com o Boi Garantido e alguns membros da vaqueirada brincando na Praça da Matriz, sob o comando do apresentador Israel Paulain e o levantador de toadas, Sebastião Júnior.
[caption id="attachment_28553" align="aligncenter" width="696"]

Foto: Paulo Sicsu[/caption]