Busca

Na 3ª noite do Festival Folclórico, Caprichoso reverencia a retomada dos povos originários

Na 3ª noite do Festival Folclórico, Caprichoso reverencia a retomada dos povos originários
Foto: Janaína Dias

Na terceira e última noite de apresentações do 58º Festival de Parintins, neste domingo (29/06), o Boi Caprichoso abriu a programação no Bumbódromo levando para a arena o tema “Kaá-eté – Retomada pela Vida”. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e reúne milhares de espectadores no maior espetáculo a céu aberto do mundo.

De acordo com o presidente do Conselho de Artes do Caprichoso, Erick Nakanome, dentro do projeto “É tempo de retomada” e diante da pluralidade cultural do país, a agremiação optou por representar etnias específicas na construção cênica do espetáculo. "Dentro da poesia Caprichoso, nós escolhemos esses povos que estão aqui presentes, Yawanawá, Tupinambá, Munduruku, Arapium, para que pudessem aqui representar esse momento dentro dos quadros do espetáculo.

A apresentação destacou a lenda amazônica de Waurãga, reverenciada como a senhora e guardiã da floresta, responsável por convocar e comandar os Kãkãnemas, espíritos da mata que se manifestam no corpo dos animais de todas as espécies. Dentro da alegoria, a cunhã-poranga Marciele Albuquerque foi ovacionada pelo público.

Na sequência, a figura típica regional “O Seringueiro da Amazônia” ganhou destaque na arena, homenageando os trabalhadores da extração do látex e suas tradições, em especial, Chico Mendes. O boi azul levou para arena a filha do seringueiro e ativista, Ângela Mendes.

Encerrando o espetáculo do Caprichoso, o Ritual de Cura Yawanawá, com alegoria desenvolvida pelo artista Algles Ferreira, evidenciou a tradição ancestral do povo Yawanawá, que vive às margens do Rio Gregório, no Acre. A apresentação reverenciou os rituais de cura e a espiritualidade indígena.

Para o tripa Edson Azevedo, o Boi Caprichoso foi espetacular nas suas apresentações. "É uma noite muito especial porque nós mostramos o que realmente queremos e realmente nos preparamos para esse espetáculo. Então, o Caprichoso veio grandoso, foi espetacular, que com certeza vai estar a vitória".