Durante uma noite de danças, músicas e a apresentação teatral realizada pelas Pastorinhas de Parintins, os órgãos de proteção do município, estiveram atuando em todo o evento, para assegurar os direitos e segurança dos cidadãos.
Profissionais do Conselho Tutelar, Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, Corpo de Bombeiros Civil e Militar, Polícia Militar, entre outros, estiveram concentrados no Ginásio de Esporte Elias Assayag.
O palco do tradicional Festival das Pastorinhas de Parintins, neste ano, lotou com a presença da População Tupinambarana.
O bombeiro civil, Márcio Alexandre, ressalta que, apesar da quantidade de pessoas, o evento ocorreu de forma tranquila.
De acordo com o conselheiro tutelar, João Maurício, o trabalho feito pelos profissionais é voltado especificamente para resguardar a portaria de 1/2021 que proíbe a presença de crianças e adolescentes em eventos, sem a autorização.
“Nós estamos aqui para contribuir e somar. E a rede de proteção sempre cumprindo com a sua função, que é de zelar pelo direito de nossas crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar não poderia estar de fora”, ressaltou João Maurício.
A secretária da SEMASTH, Zeila Cardoso, fortalece a importância da Rede de Proteção nos eventos da cidade.
“Estamos aqui para garantir que nenhum direito seja violado, e que a população possa realmente vivenciar esse momento muito lindo e importante de fortalecimento da nossa cultura popular através das pastorinhas”, comentou Zeila Cardoso.
As apresentações iniciaram em torno das 19h, com a Pastorinha Filhas de Maria (Comunidade do Parananema), a primeira a se apresentar, em seguida, Pastorinhas As Natalinas (Bairro de Palmares), Filhas de Maria (Comunidade do Aninga), Filhas de Maria (Bairro São Francisco), Filhas de Maria (Bairro Djard Vieira) encerrando com as Filhas de Judá (Bairro Itaúna I).