Um grupo de pais e mães de estudantes da Escola Estadual São José Operário foi protagonista de narrativas vivenciadas no dia a dia e que marcaram em suas vidas, como parte do encontro interdisciplinar denominado “Café com Estórias”. Reunidos com os alunos e educadores, os pais contaram estórias surpreendente.
O evento realizado ontem, 6 de junho, é mais uma etapa de ação do “Projeto Quintal Social – Mosaico de Saberes”, e propõe estreitar a relação entre família, literatura e escola. No desenvolvimento das narrativas do “Café com Estórias”, a sala de aula tornou-se espaço de relações onde os pais tiveram papel de destaque pela desenvoltura em cada narrativa.
[caption id="attachment_21662" align="alignnone" width="522"] Foto: Divulgação[/caption]
O núcleo “Café com Estórias” foi sistematizado em três etapas. A primeira promoveu o diálogo e a troca de saberes entre os estudantes e seus respectivos pais, através da contação de estórias transmitidas de geração a geração. As próximas etapas serão contempladas com ações em que pais e alunos irão dialogar com os componentes curriculares Ciências e História, visto que o Projeto está calcado na integração multidisciplinar.
Operacionalização do “Café com Estórias”:
1ª fase: Descobrindo o gênero oral
O procedimento envolveu a leitura de narrativas da tradição oral e a produção escrita de Pedro Xisto, através da obra “Os filhos da vaca” que, de forma poética, resgata a estória de origem dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso. Assim, os discentes conheceram as características do gênero oral e os recursos usados pelos autores.
Na sequência, foi proposto aos alunos uma pesquisa sobre as estórias de encantaria, promovendo assim, a inserção ativa dos pais por meio de seus relatos. De um lado, essa atividade oportunizou aos discentes compreenderem mais sobre as narrativas tradicionais, costumes, crenças locais, linguagem popular e superstições que os conectam à ancestralidade; e de outro, os pais vivenciaram uma rede de transmissão da autenticidade da memória individual.
Dentro do campo linguístico, a atividade compreendeu a análise das marcas da oralidade, transcrição, retextualização e revisão.
2ª Fase: O grande encontro
Situação-problema:
*Será que a escola está realmente inserindo e incentivando a participação dos pais nas atividades escolares de seus filhos?
“Somos feitos de histórias e estórias” (Guimarães Rosa)
No dia 06/06/2022, foi realizado o encontro de pais, alunos e colaboradores através da ação “Café com estórias”. Nesse evento, os pais protagonizaram contando estórias de encantaria que permeiam a fantasia do povo local.
As vozes de pais, mães e colaboradores ecoaram de um jeito pessoal e próprio, ao narrarem as estórias transmitidas por seus antepassados, ou fatos com eles ocorridos. Café com estórias colabora para que as estórias permaneçam vívidas em nossas memórias.