Busca

Parintins realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Conferência é aberta a toda a comunidade e marca um momento histórico de construção coletiva e participação popular no município.

Parintins realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Foto: Gabrielle Fonseca

A Prefeitura de Parintins promove no dia 26 de julho a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a partir das 7h da manhã, no Centro do Idoso. A conferência é aberta a toda a comunidade e marca um momento histórico de construção coletiva e participação popular no município.

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o evento propõe o debate de políticas públicas voltadas à valorização da diversidade étnico-racial, ao enfrentamento do racismo estrutural e institucional, e à promoção da justiça social.

A conferência integra o processo preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (5ª CONAPIR), convocada pelo Decreto nº 12.192/2024, e terá como uma de suas principais missões a eleição dos(as) delegados(as) que representarão Parintins na etapa estadual.

De acordo com o membro da organização, Marcos Moura, durante o evento, os participantes irão debater propostas dentro de três grandes eixos temáticos. "O primeiro é democracia, o segundo justiça social e o terceiro reparação. No eixo democracia vamos debater e construir políticas públicas em torno do fortalecimento da pauta negra no legislativo, participação negra nos espaços de poder, sistema nacional de promoção da igualdade racial que tem que ser replicado aqui no município criando o sistema municipal com fundo, conselho, plano e justiça climática em combate ao racismo ambiental".

Marcos convida a comunidade em geral para prestigiar e contribuir na construção de políticas justas para todos. "A formação visa justamente para que os nossos participantes possam se aprofundar um pouco mais nos trabalhos das congregações marianas, no sentido da história, da simbologia e também nas metodologias de encontro de grupo de juventude ação mariana e também o encontro que a gente debate as dificuldades" ressaltou. 

A conferência representa uma oportunidade única para que lideranças comunitárias, juventude, povos indígenas, quilombolas, pesquisadores, educadores e demais representantes da sociedade civil se mobilizem na construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.

 - Por Franci Maia - Alvorada Parintins