Busca

Parintins reúne profissionais da saúde para ação alusiva ao Agosto Lilás

Encontro contou com autoridades de segurança, que realizam durante este mês a operação SHAMAR (de combate à violência contra mulher).

Parintins reúne profissionais da saúde para ação alusiva ao Agosto Lilás
Foto: Júnior Ferreira

A Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Escola João Bosco, uma ação alusiva ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. O encontro também contou com autoridades de segurança, que realizam durante este mês a operação SHAMAR (de combate à violência contra mulher).

O evento contou com a presença da delegada de Parintins, Marna de Miranda, do secretário municipal de Saúde, Clerton Florêncio Rodrigues, e de profissionais da saúde, em especial os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Durante a programação, eles receberam informações sobre os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, orientações sobre como proceder em casos de violência e os canais disponíveis para denúncias às autoridades competentes.

O secretário Clerton Rodrigues ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer o combate à violência contra a mulher. "Nosso objetivo é capacitar os agentes comunitários de saúde para que sejam multiplicadores dessas informações, levando orientação e conscientização para a população de Parintins”, afirmou.

A delegada Marna de Miranda destacou o papel da integração entre instituições.  “Esse encontro fortalece a rede de proteção à mulher. Saúde, educação e segurança são pilares de qualquer sociedade. A Operação Shamar, que ocorre em todo o território nacional no mês de agosto em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, reforça esse compromisso. Em Parintins, estamos estreitando laços institucionais para orientar sobre o fluxo de denúncias, os canais de atendimento e garantir que a vítima saiba onde buscar ajuda”, explicou.

Ela também reforçou a importância da participação dos profissionais de saúde no enfrentamento da violência. “É fundamental que os agentes conheçam seus direitos, entendam todos os tipos de violência e saibam como agir caso presenciem situações de risco no exercício de suas funções”, completou.