Pelo segundo ano consecutivo, junho não terá o brilho do Festival Folclórico de Parintins
Caprichoso e Garantido farão uma Live no Bumbódromo no dia 26/06 da mesma maneira como ocorreu no ano passado

Pelo segundo ano consecutivo, o mês de junho tem o calendário cultural cancelado em virtude da pandemia de covid-19. As festas, quadrilhas, boi-bumbá e aglomerações deram lugar a cautela e a esperança de que o Brasil possa avançar com o processo de vacinação contra a covid-19. O bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, manifestaram a chegada de junho nas redes sociais e foram enfáticos ao destacarem a importância da imunização da população.
O ‘carro chefe’ da economia local, o Festival Folclórico de Parintins, realizado tradicionalmente no último fim de semana de junho, foi mais uma vez cancelado. O trade turístico amarga duas temporadas sem lucros, e a classe artística se reinventa para continuar sobrevivendo. Mesmo sem a grande festa da cidade, a Secretaria de Cultura e Turismo organiza uma maneira de ajudar os artistas. A titular da pasta, Karla Viana, explica que durante dez dias haverá uma programação feita em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP).
“Eu enxergo esse momento de forma mais esperançosa do que ano passado, pois, vejo que a vacinação em Parintins avança com certa celeridade. A gente entende que sem a grande festa, os trabalhadores da cultura e do turismo sentem bastante, e por isso nós manifestamos apoio à AAPP, e durante os dias 20 a 30 de junho, vamos realizar uma amostra que reunirá diferentes segmentos da arte local, como artesanato, danças, artes plásticas e uma série de outros serviços culturais”, informa.
A secretária explica que os bois Caprichoso e Garantido farão uma live no Bumbódromo da mesma maneira como ocorreu no ano passado. “Já está agendada uma produção para o dia 26 de junho, foi uma decisão acertada com o Governo do Estado, que é quem organiza o Festival de Parintins, em parceria com os dois bumbás. É necessário que se faça dessa forma até que tenhamos segurança para voltar a reunir as duas galeras no Bumbódromo”, ressalta.