
Pesquisa do Inpa é destaque na Semana da Amazônia, na Alemanha
Estrutura erguida em São Sebastião do Uatumã foi apresentada na Semana da Amazônia em Berlim

A pesquisa Torre Alta da Amazônia, uma estrutura de 325 metros de altura e três de largura, erguida em São Sebastião do Uatumã, no Amazonas, foi apresentada nesta quarta-feira (13) na Semana da Amazônia em Berlim, na Alemanha.
O estudo está sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o instituto alemão Max Planck de Biogeoquímica e a Fundação Eliseu Alves.
Os equipamentos servem para pesquisar a interação entre floresta e o clima para compreender melhor a influência da região amazônica com o clima do planeta.
O pesquisador sênior do Inpa e coordenador pelo Brasil do Observatório da Torre Alta da Amazônia, Carlos Alberto Quesada, apresentou a infraestrutura utilizada para conhecer a interação entre a floresta e a atmosfera.
De acordo com ele, a torre principal é instrumentada com centena de sensores. O local também dispõe de outras duas torres para medir dados dentro da floresta. “É uma infraestrutura incrível”.
Segundo Quesada, o interesse é compreender o que está acontecendo em toda a área do sítio de pesquisa, incluindo solo, plantas, ciclo do carbono. Há 18 temas de pesquisa envolvidos.
“É realmente sobre a conexão da floresta com a atmosfera”.
Por: BNC AMAZONAS
