Busca

Pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins

Pesquisa é pioneira no município e tem como um dos objetivos mostrar a diversidade de microalgas na região e fazer uma revisão da literatura

Pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Foto: arquivo pessoal da pesquisadora Angela Maria da Silva Lehmkuhl

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), encontraram duzentas espécies de microalgas, entre elas uma nova espécie, foram identificadas durante uma pesquisa científica desenvolvida por cientistas em Parintins.

O estudo intitulado “Ambiências aquáticas e diversidade de microalgas no município de Parintins-AM” recebeu fomento do Programa Biodiversa/Fapeam, e foi coordenada pela doutora em Biologia Vegetal e professora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

Para conhecer quais espécies habitam os ecossistemas aquáticos de Parintins, foram realizadas coletas amostras de água e plantas submersas presentes em rios e lagos do município durante a seca de 2023 e a cheia de 2024.

O estudo revelou a presença de espécies com potencial tóxico, as quais precisam ser monitoradas principalmente nas épocas de vazante e de enchente dos rios, devido ao risco de produção de toxinas, que podem comprometer a qualidade da água, da vida de peixes, e a segurança alimentar e hídrica da população.

A pesquisa é pioneira no município e tem como um dos objetivos mostrar a diversidade de microalgas na região e fazer uma revisão da literatura.

“As espécies encontradas são ocorrências novas para a região e isso contribui globalmente para o conhecimento da ocorrência e ecologia dessas espécies”, explicou a coordenadora da pesquisa, Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

Os pesquisadores envolvidos no projeto pretendem contribuir com um banco de dados das espécies identificadas para possibilitar o desenvolvimento de índices de qualidade da água e reconstrução de ambientes impactados.