Os moradores da comunidade Santa Clara do Jauary, gleba Vila Amazônia, foram surpreendidos na tarde de sábado, 24 de agosto, quando o piso da igreja cedeu.
De acordo com a comunitária Joelma Marialva, as cerâmicas da parte central da igreja foram se desprendendo do chão, numa ação sem precedentes na história da localidade.
Joelma conta que, os moradores ouviram o barulho por volta das 16h. Porém, só foram constatar o que havia acontecido por volta das 19h no ensaio para a celebração de domingo.
A igreja Santa Clara do Jauary foi construída, em 1975, pelo então padre Alfredo Ferronato, pároco de Nossa Senhora do Carmo.
Joelma Marialva comenta que, há seis anos, a igreja passou por uma grande reforma sob o comando de uma família de Portugal. Com o serviço a igreja católica recebeu novas colunas, novo telhado, instalação de cerâmicas e parede completa.
“Não sabemos precisar o que pode ter ocasionado o problema na igreja da comunidade”, comentou a comunitária, e sugere que apenas a Defesa Civil ou algum engenheiro para desvendar o fato.
São tantas dúvidas. Os moradores receiam também que o piso da igreja cedeu devido a um buraco de 40 metros ou mesmo a existência de uma castanheira, cujas raízes podem ter gerado o problema.
Joelma Marialva afirma que a presidência da comunidade está pensando em chamar um engenheiro para fazer um estudo do solo para ver se é por causa da erosão do buraco ou pelas raízes da castanheira.