Busca

Prefeitura de Parintins acompanha escavação arqueológica na Serra da Valéria

Escavação está ocorrendo na comunidade Santa Rita da Valéria, etapa que antecede os serviços de pavimentação da Estrada da Vila Amazônia.

Prefeitura de Parintins acompanha escavação arqueológica na Serra da Valéria
Foto: Arleison Cruz

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa juntamente com a Coordenação do Curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizaram na última sexta-feira, 05, visita a escavação arqueológica autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional – IPHAN/AM que está ocorrendo na comunidade Santa Rita da Valéria, etapa que antecede os serviços de pavimentação da Estrada da Vila Amazônia.

A secretária de Cultura, Rozenilce Santos, destacou a importância para o município acompanhar o procedimento de retirada de artefatos, pois a gestão do prefeito Mateus Assayag preza pelo valor histórico e identitário do patrimônio cultural. “A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa tem o compromisso e a responsabilidade de preservar e salvaguardar os bens encontrados no município, assim como o curso de Arqueologia da UEA que também esteve presente e tem a oportunidade de acompanhar a pesquisa,” ressaltou.

O arqueólogo Wanderson Esquerdo Bernardo, responsável pela retirada dos artefatos, explicou que as escavações são necessárias sempre que grandes obras de infraestrutura atingem áreas com potencial arqueológico. “Preservar esses achados é fundamental porque representam a história dos povos que viveram na região. Nós estudamos o passado para poder conhecer o nosso presente e apontar para o nosso futuro”, afirmou.

A escavação integra a pesquisa arqueológica que está sendo feita pela empresa especializada Costaplan Construções, autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conforme portaria publicada em diário oficial da União, no dia 15 de abril do corrente ano, que tem como apoio institucional o Museu da Amazônia – Núcleo de Arqueologia e Etnologia (MUSA – NAE). 

Os artefatos encontrados serão encaminhados ao laboratório especializado para os procedimentos necessários de limpeza, inventário e catalogação e posteriormente direcionados a instituições de guarda do material para ficarem à disposição de estudantes, pesquisadores e comunidade em geral.