A Paróquia São José Operário encerrou os festejos em honra ao padroeiro dos trabalhadores ontem, 1° de maio. A programação iniciou com a procissão tradicional que levou os fiéis a percorrerem os arredores do bairro, para mais um momento de fé cristã.
Com os pés descalços, dona Tereza dos Santos cumpriu mais um ano a promessa que iniciou desde a época de labuta na antiga fábrica de jutas, a Fabril, em prol a sua saúde.
“Mais um ano cumprindo a minha promessa. Graças a Deus foi tudo bem e deu muita gente esse ano. Eu fiz essa promessa desde quando eu trabalhava na Fabril Juta, em prol a minha saúde, porque naquela época tinha um surto de tuberculose e como eu era muito magra e trabalhava muito na poeira, na bobina, fiz essa promessa que se eu não pegasse essa doença, durante eu estar viva eu iria na descalça procissão”, relembra Dona Tereza.
A procissão em honra à São José iniciou às 18h e encerrou por volta das 19h devido à chuva que caiu de repente. Para Jander J. Barros coordenador da operação pelo EMTT, o trajeto da procissão religiosa foi tranquilo.
“No momento nós fizemos um percurso similar de um percurso que foi reduzido devido à chuva. Graças a Deus foi tranquilo. Nós demos conta do trajeto, onde eu e minha equipe colocamos ordem no trânsito para que fluísse a procissão de São José Operário”, ressalta Jander.
Jackiney Alfaia, coordenador da parte religiosa da festa, diz que os dias do evento foram bastante produtivos e participativos nos novenários e avaliou de forma positiva a festa do padroeiro.
“Foram dias bastante produtivos e participativos na parte dos novenários. As nossas comunidades, nossos convidados, a classe dos trabalhadores dos transportes, da educação, os grupos de jovens, pastorais e o povo em geral que são devotos de São José Operário. Então avaliamos de forma positiva a festa do nosso padroeiro e agradecemos à todas as pessoas que ajudaram na realização do evento”, avalia o coordenador.
Dé Monteverde, responsável pela programação social, ressalta que o planejamento de palco elaborado pela equipe foi cumprido, valorizando artistas do cenário artístico local.
“Na programação final a participação da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, na qual agradecemos em nome do presidente Antônio Andrade, encerrou a noite com muito brilhantismo. Como essa noite é a última da Festa de São José, nós primamos por ser uma noite bem alegre de valorização de nossa cultura. Foi tudo positivo porque tivemos a participação de pessoas relevantes do meio artístico local. Nosso planejamento de palco foi cumprido nessa festa”, afirma Monteverde.
Irley Koide, pároco da Igreja de São José, faz um resumo do festejo e agradece as pessoas que ajudaram na realização do evento em honra ao padroeiro dos trabalhadores em 2023.
“É um momento de alegria, de ação de graças estar encerrando a nossa Festa de São José com a celebração da Santa Missa. Só temos a agradecer a Deus, aos nossos paroquianos, patrocinadores e colaboradores. Que Deus os abençoe, derrame muitas graças e bençãos em suas vidas”, agradece o pároco.