Em uma iniciativa de combate à violência contra crianças e adolescentes, o Projeto “A Arte que Transforma”, liderado pelo artista visual e professor José Ribeiro, mais conhecido como Zezinho Ribeiro em parceria com a Escola Municipal Beatriz Maranhão, está trazendo inspiração para as crianças do município.
[caption id="attachment_42233" align="aligncenter" width="1280"]

Fotos: Pedro Coelho[/caption]
O Projeto “A Arte que Transforma” faz parte do programa contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Chamamento Público de Fomento às Artes e Cultura nº 07/2023 do Governo do Estado do Amazonas.
Com o objetivo de utilizar as artes visuais como uma poderosa ferramenta de combate à violência, especialmente entre crianças e adolescentes, o projeto busca promover uma mudança positiva na sociedade.
[caption id="attachment_42234" align="aligncenter" width="1280"]

Fotos: Pedro Coelho[/caption]
Nesta primeira etapa do projeto, são contemplados os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Beatriz Maranhão, num total de 50 crianças. De acordo com Zezinho Ribeiro, a arte desempenha um papel crucial na formação do caráter e na prevenção de comportamentos negativos.
“O objetivo é fazer da arte uma ferramenta de combate à violência no nosso município, a violência que acontece muitas vezes com as crianças e adolescentes. Esse é o objetivo do projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo e Governo do Estado. E nós estamos executando esse projeto aqui na Escola Beatriz Maranhão. Queria agradecer a professora Raimunda Mota e também diretamente a SEMED”, disse.
A gestora do educandário, Raimunda Mota, agradece a parceria com o artista visual
“Esse projeto de técnica de desenho, no qual o professor Zezinho, artista renomado de Parintins, dá aula é uma verdadeira parceria, enquanto escola, com autorização da nossa rede maior, a SEMED, os nossos alunos estão todos motivados, aprendendo essa técnica de desenho. E esse projeto também é uma forma de resgatar a valorização da criança, orientando as crianças a denunciar qualquer situação que venha violar os seus direitos”, disse.
As atividades do projeto ocorrerão às segundas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 11h, proporcionando uma oportunidade para que as crianças se envolvam na arte.