Projeto “Amigos da Francesa” incentiva crianças para prática esportiva em Parintins, por meio do futebol
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, moradoras do bairro da Francesa em Parintins, buscam os primeiros passos para a realização do sonho de um dia se tornarem renomados atletas
O Brasil celebra no dia 21 de dezembro, o Dia do Atleta, data instituída no país em 1961, pelo presidente na época, Jânio Quadros. Com novas tecnologias, novas regras nas modalidades, houveram avanços na área esportiva, assim como o surgimento de novos ídolos, que hoje inspiram gerações de crianças, adolescentes e jovens.
E por conta desta data especial, o Jornalismo Alvorada conta a história do projeto “Amigos da Francesa”, onde João Pedro Santiago, de 13 anos, e mais 31 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, moradoras do bairro da Francesa em Parintins, buscam os primeiros passos para a realização do sonho de um dia se tornarem renomados atletas.
João Pedro relata a pouco experiência que tem no esporte, a participação no projeto “Amigos da Francesa” e destaca que sua maior inspiração no futebol é o jogador do Al-Nassr da Arábia Saudita.
“Pedi para entrar, poder jogar e aprender mais. Eu já participava de outros campeonatos, mas, vim participar desse e poder ganhar experiência. Meu sonho na carreira de futebol é fazer as bases de Manaus, para poder ter meu sonho de ser jogador de futebol”, disse João Pedro.
Com apenas dois meses de atuação no Bairro da Francesa, o projeto segue fazendo a diferença na vida dessas crianças, como ressalta Francenildo Martins da Costa, da comissão técnica do projeto.
“O bairro é carente e é muito visado pelo uso das drogas e a gente quer dar uma impressão que não é isso que é o bairro. Estamos lutando pelo futuro dessas crianças por meio do futebol. Nós temos certeza absoluta que muito dessas crianças vão ter um futuro brilhante daqui pra frente”, enfatizou Francenildo Martins.
Mayara Figueiredo Lopes, mãe de Kauã Rainer, integrante do “Amigos da Francesa”, acredita que o esporte só traz benefícios para as crianças. Ela fala do incentivo que dá ao filho e a dedicação de Kauã no meio esportivo.
“É uma forma de as crianças ocuparem a mente com alguma coisa em vez de estar por aí fazendo o que não deve. Todos os jogos que tem eu o acompanho, então para mim é uma satisfação muito grande”, declarou.
De acordo com Francinaldo Martins, técnico e um dos idealizadores do projeto, o grupo é aberto para todas as crianças, meninos e meninas, entre 6 a 17 anos. O treinamento ocorre todas as tardes, no antigo terreno do SAAE, atualmente desativado, ao lado do Beco Submarino, no bairro da Francesa.