O projeto Breaking Rios e Ruas está movimentando a comunidade Bom Socorro do Zé Açú, na zona rural de Parintins, com oficinas e ações culturais realizadas na quadra poliesportiva da Escola Municipal Minervina Reis Ferreira.
As atividades começaram no dia 25 de julho, com a entrega de kits contendo camisa e boné para os participantes, e seguem até 12 de setembro, sempre às sextas, sábados e domingos, voltadas para crianças e adolescentes.
No dia 9 de agosto, a técnica em meio ambiente Nita Paes conduziu a roda de conversa “Rios e Ruas em Perigo”, abordando os impactos da crise climática e distribuindo ecobags aos participantes.
Para Monique Porto, proponente do projeto a receptividade da comunidade tem sido motivadora. "As crianças se envolvem bastante, eles, a princípio, não tinham conhecimento sobre o hip-hop, sobre o break, informaram que nunca haviam dançado tal estilo. E, pra minha surpresa, pelo fato deles não terem dançado antes, eles pegam muito rápido as coreografias, os passos, eles têm consciência e domínio corporal, e isso ajuda bastante na execução do projeto, no andamento, das coreografias, e eles se envolvem muito", ressalta.
Foto: Eduardo Melo
O Breaking Rios e Ruas é realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com fomento do Fundo Estadual de Cultura (FEC), Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (CONEC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O encerramento está previsto para o dia 13 de setembro, às 17h30, com apresentações, batalhas, performances de grupos e crianças inscritas, além da entrega de certificados.
Foto: Eduardo Melo
Foto: Eduardo Melo
Foto: Eduardo Melo