Com o objetivo de proporcionar lazer, entretenimento e tirar crianças e jovens da ociosidade, o projeto “Estrelas do Residencial Parintins” surge para proporcionar bem-estar e contribuir na qualidade de vida dos moradores do bairro.
Salomão Amaral, presidente da Associação de Moradores do Residencial Parintins (AMRP) e idealizador do projeto, explica como surgiu a iniciativa. "A ideia surge através do meu filho, que tem autismo, que ele gosta de praticar atividade física. Por eu morar aqui no bairro, eu vi que não tinha atividades direcionadas para as crianças. A partir dessa observação, e por eu também estar cursando educação física, tive essa iniciativa de uma forma de ajudar a minha comunidade. Conversei com os pais das crianças, pedindo autorização. Ele é um projeto que engloba minicursos, psicólogos", explicou.
Além da dedicação na escola, respeito aos pais, as ações de orientação de combate à violência contra crianças e adolescentes também são pautas do projeto, como ressalta Salomão Amaral. "A gente trabalha a disciplina, o respeito. Uma das obrigações é estar estudando, respeitar os pais. Hoje em dia a gente convida para ir para a igreja que está sendo erguido uma capela aqui no bairro. As ações contra a violência sexual, violência física, essas orientações, a gente também faz trilha de aventura em parceria com a equipe Runners. Aqui é um bairro carente. Tudo é distante para nós, tanto o lazer quanto o esporte, até mesmo os serviços que a população precisa diariamente".
O projeto segue com o apoio de toda a comunidade e está aberto a todos que quiserem colaborar, como frisa Salomão Amaral. "Conversei com a diretoria e puxamos como se fosse um projeto piloto da associação para fortalecer ainda mais, enquanto associação também. Tem um cinema para as crianças, a gente está elaborando, e assim, é o público que quiser participar. Pode chegar, claro que tem que ter disciplina, respeito, responsabilidade, estar estudando, seguindo esses trâmites, fazendo parcerias com quem realmente quer ajudar para dar um trabalho voluntário, sempre acreditando em Deus também, fortalecendo nossos corações", finalizou Salomão.
- Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins
Foto: Salomão Amaral
Foto: Salomão Amaral