Busca

Rede de Proteção atuará no Festival do Mocambo com foco na segurança de crianças e adolescentes

Profissionais estarão atentos para identificar situações de risco, acolher denúncias e orientar o público sobre a proteção dos direitos infantojuvenis.

Rede de Proteção atuará no Festival do Mocambo com foco na segurança de crianças e adolescentes
Foto: Divulgação/Reprodução

Durante os dias 08, 09 e 10 de agosto, a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente intensificará sua atuação no 20º Festival Folclórico do Mocambo, com ações voltadas à prevenção de abusos, exploração sexual e trabalho infantil. As atividades seguem as diretrizes da Portaria nº 03/2025 – GAB/2ª Vara/Parintins, válida para eventos nas zonas urbana e rural do município.

A mobilização envolve o Conselho Tutelar, o Comissariado da Infância e Juventude e técnicos da Cidade da Criança do Mocambo, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Esses profissionais estarão atentos para identificar situações de risco, acolher denúncias e orientar o público sobre a proteção dos direitos infantojuvenis.

Nesta quarta-feira (06), os técnicos da assistência no Mocambo deram início à distribuição da portaria e de materiais informativos em bares, lanchonetes, pousadas e outros estabelecimentos da comunidade. Ventarolas educativas também serão entregues na entrada do Mocambódromo, nas áreas externas e nos pontos de maior concentração de visitantes.

Segundo a coordenadora da Rede de Proteção, Patrícia Pantoja, a iniciativa busca replicar o modelo já aplicado durante o Festival de Parintins. "Vamos trabalhar, nós teremos uma equipe de seis pessoas e lá nós vamos estar agregando a equipe da Cidade da Criança do Mocambo e do Serviço de Convivência de lá do Mocambo também. Então, nós vamos unir forças para que nós possamos fazer essa sensibilização. Vamos distribuir as ventarolas, nós vamos fazer no mesmo formato que nós fazemos nos eventos do município, que é um evento que cresce a cada ano".

As ações são realizadas em parceria com a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), que garante apoio logístico e institucional às atividades da Rede de Proteção.