Busca

Sedema alerta para lei que proíbe animais solto em via pública, após cavalo causar acidente

A determinação pode acarretar multa ou apreensão

Sedema alerta para lei que proíbe animais solto em via pública, após cavalo causar acidente
Foto: Divulgação/Reprodução

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) alerta a população, principalmente aos tutores de animais como cavalo, boi, vaca entre outros, para a lei municipal de número 7990/2021, que proíbe a soltura de animais de grande porte em via pública. A determinação pode acarretar multa ou apreensão.

Nesta semana uma denúncia encaminhada à Sedema diz respeito a três cavalos que estavam soltos na rodovia Odovaldo Novo. Os animais causaram acidente de Jhanderson Lavareda. Em sua rede social (Facebook), o jovem publicou uma nota de indignação. Jhanderson estava retornando para sua casa quando o animal avançou em direção a sua moto.

Na nota, o parintinense destacou “graças a Deus não tive ferimentos graves, apenas escoriações, hematomas e danos materiais. Está aqui um apelo para você que se diz dono desses animais. Hoje foi eu, amanhã pode ser outra pessoa ou alguém de sua família.”

O subsecretário de Meio Ambiente do município, Wescley Tavares, alerta aos tutores sobre a lei. 

“Essa lei fala que é proibido qualquer animal de grande porte transitando no município Parintins sem acompanhamento do seu proprietário sem os respectivos documentos que desiguinam essa questão do transporte do animal”.

Segundo Wescley, a secretaria não faz a apreensão do animal, por não ter local para deixá-lo, mas é feito a procura do dono para a orientação e a multa se necessário.

“A gente tenta sempre identificar os proprietários desses animais, faz a advertência e pede para retirá-los da via pública, uma vez que esses animais em via pública podem causar acidentes e graves transtornos para a população”, destacou.

 - Por Samuel Vieira