A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) promoveu na terça-feira, 15 de abril, uma oficina de vassoura ecológica no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Parintins. A iniciativa envolveu os alunos do 3º ano do ensino médio em uma atividade prática educativa voltada à sustentabilidade.
Durante a oficina, os estudantes aprenderam a transformar garrafas PET recicladas em vassouras duráveis, funcionais e sustentáveis. A ação teve como foco não apenas o ensino de técnicas de reaproveitamento de materiais recicláveis, mas também a valorização do trabalho manual como forma de gerar renda e reduzir o impacto ambiental.
Além da produção das vassouras, os alunos participaram de conversas sobre os impactos do lixo no meio ambiente e a importância de adotar práticas sustentáveis no cotidiano.
O subsecretário da Sedema, Wescley Dray, destaca a relevância da iniciativa, afirmando que é fundamental alinhar as ações da secretaria com o processo educativo das escolas públicas do município. "A gente trabalha várias oficinas, minicursos, palestras com as crianças e adolescentes para que a questão da sustentabilidade seja repassada de outra forma, sem ser na forma oficial que eles têm dentro da matriz curricular".
A Sedema segue na realização de oficinas e projetos em escolas da rede pública, com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente.
- Por Samuel Vieira