Busca

Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado tem mais de 250 mil inscritos para cotas

Pessoas negras representam a maioria das candidaturas, 210.882, o equivalente a 27,7% dos mais de 760 mil inscritos em todo o país.

Segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado tem mais de 250 mil inscritos para cotas
Foto: Divulgação/MGI

Uma das maiores políticas públicas de inclusão no acesso ao serviço público federal, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), em sua segunda edição, recebeu 252.596 inscrições homologadas nas cotas. Pessoas negras representam a maioria das candidaturas, 210.882, o equivalente a 27,7% dos mais de 760 mil inscritos em todo o país.

O percentual de candidaturas de pessoas negras representa um aumento na participação em relação à primeira edição, que foi de 20%. O maior número de inscrições de pessoas negras foi registrado no Bloco 9 – Regulação (51.515), seguido pelos blocos de Administração (47.609) e Seguridade Social (34.351).

O amplo interesse de pessoas negras demonstra um impacto concreto na democratização do acesso ao serviço público promovida pelo modelo inovador do CPNU.

A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), fortalece a diversidade nos quadros da administração pública e promove uma seleção mais equitativa, com representatividade social e territorial.