A delegação do futsal feminino do projeto “Pratas da Casa”, idealizado pela prefeitura de Barreirinha, entra em quadra neste sábado, 15 de março, pela disputa da 16ª Copa Alvorada de futsal (CAF2025) feminino. Na sexta-feira, 14, foram feitos os últimos preparativos no Ginásio Poliesportivo Eduardo Braga.
É a primeira vez que Barreirinha será reapresentada por uma seleção. Em 2009, uma equipe do naipe feminino denominado “Bahamas”, levou o título de um dos maiores eventos esportivos do baixo Amazonas para casa.
De acordo com o coordenador da Secretaria de Esporte do município e dirigente da seleção, Edilberto Júnior, o projeto “Pratas da Casa” visa valorizar as atletas da cidade, assim como impulsionar o esporte feminino na região.
É um projeto denominado "Pratas da Casa", um projeto que foi idealizado pelo prefeito, juntamente com nós, membros da Secretaria da Juventude e Esporte Lazer, que ele visa oportunizar os filhos do município de Barreirinha, as meninas, filhas do município de Barreirinha, que residem aqui na sede no interior, que praticam a modalidade futsal".
Ainda segundo Edilberto, após as disputas na Copa, o projeto continuará com objetivo de participar em outras competições no Amazonas e fora do estado.
"Logo após a Copa Alvorada, o projeto vai continuar, e a intenção é que o projeto participe de outras competições, quem sabe em outros municípios, ou até mesmo aí em Parintins, ou quem sabe na capital", destacou Edilberto.
A expectativa para os confrontos se torna presente em toda a delegação. A ideia é colocar em prática o que foi repassado em cada treino durante os meses, como ressalta Edilberto Júnior.
Então, assim, está tudo pronto, a gente sabe que foi futsal, a gente ganha jogando dentro de quadra, desempenhando dentro de quadra, colocando em prática tudo aquilo que foi trabalhado".
A Seleção de Barreirinha enfrenta neste sábado, 15, a representante de Urucará, “As Brabas Futsal”, e protagonizam o primeiro jogo da noite, e o primeiro Intermunicipal da CAF. O elenco é composto pelas atletas;
Goleira: Alciele Prata e Alexandrina Miquiles.
Jogadoras de linhas: Alvina Xayane, Evelyn Carneiro, Gabriela Vieira, Ivana Cruz, Jacira Pereira, Kettelem Tavares, Luana Vilaca, Milena Vasconcelos, Naiane de Matos, Paula Gomes, Sabrina de Oliveira, Silvana da Silva e Triciane Pimentel.
- Por Samuel Vieira