A brincadeira de soltar pipas ou papagaio, popularmente conhecido na região é muito apreciada nesse período de forte calor. A diversão é garantida fora de casa pelas crianças que muitas vezes tomam as ruas e acabam não se protegendo dos raios solares.
O parintinense e dermatologista doutor Renan Nascimento alerta para os perigos da insolação, principalmente em crianças durante as brincadeiras em horários inapropriados ao sol. "Então é algo que nessa fase é muito comum, e falar de sintomas que a insolação causa, sintomas como um quadro viral, como uma gripe, ou seja, muitas crianças podem apresentar febre, mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, devido a essa exposição solar intensa".
Além da queimação solar o doutor Renan Nascimento também lembra demais situações que podem prejudicar a saúde das crianças. "É extremamente importante proteger essas crianças, lembrar que não só isso como a queimação solar mesmo, uma ardência nos olhos e o perigo que é a linha de papagaio como todos nós sabemos".
- Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins