Neste sábado (28), começa a Festa do Divino Espírito Santo de Maués (AM). O tema do evento esse ano é “Por uma Igreja Sinodal formada pelo Espírito Santo”. A festividade encerra no dia 5 de junho, domingo de Pentencostes.
[caption id="attachment_21399" align="aligncenter" width="696"]
Na manhã deste sábado, a Coroa do Divino Espírito Santo foi transladada pela Irmandade do Divino até a Comunidade de Vera Cruz.
Na programação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a festa inicia com o Círio Fluvial, saindo às 17h da comunidade, e chegando às 18h30 no Porto do Município, de onde segue em procissão até a praça da Matriz.
[caption id="attachment_21401" align="aligncenter" width="696"]
Irmandade do Divino de Maués: 119 anos de história
Folia do Divino
Mesmo com as revoluções do tempo, a Irmandade, formado por dezenas de romeiros, inicia a peregrinação após o domingo da Páscoa do Senhor. Com a Coroa do Divino em mãos, o grupo segue as visitas nas residências dos paroquianos, em uma folia com canções tradicionais ao Espírito Santo. [caption id="attachment_21400" align="aligncenter" width="696"]
"Aqui os romeiros não vão ao santuário. Aqui é o Santo Venerado que faz com que a casa do devoto se torne um santuário".De acordo com Ismael, antes da criação da paróquia, as visitas aconteciam com o intuito de arrecadar recursos para a realização da festa. "Hoje o objetivo da Irmandade é manter viva a tradição e a devoção à Santíssima Trindade", explicou. No bairro da Maresia, dona Maria José, de 77 anos, faz questão de todos os anos preparar a sua casa, e um banquete, para receber a visita da Irmandade, com Coroa do Divino Espírito Santo. "Eu fico muito feliz em receber o Divino. Agradeço à Deus por estar com saúde e poder fazer tudo isso", disse.
Canoa de Entrada
[caption id="attachment_21397" align="aligncenter" width="696"]