A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parintins localizada no Bumbódromo realizou cerca de mais de 690 atendimentos nas três noites de festividade e 7 transferências para o Hospital Regional Jofre de Matos Cohen.
Segundo a Diretora da UPA do bumbódromo no local aproximadamente 30 profissionais se revezaram por plantões de 12h entre médicos enfermeiros, técnicos, administrativos, toda estrutura pensada em atender não só a população como os turistas que vieram para assistir o Festival de Parintins.
Ela destaca o planejamento realizado pela gestão atual. "Conforme a orientação do nosso prefeito Mateus Assayag, da nossa vice-prefeita Vanessa Gonçalves, do nosso secretário de Saúde, Clerton, nós já víamos com essa programação da extensão do horário devido ao aumento do número de turistas na nossa cidade".
A Diretora comenta que a logística nesses dias de festividades foi fundamental, pois a UPA fica localizada perto do bumbódromo o que ajudou os turistas a se localizarem melhor assim como os trabalhadores de ambos os bois e as galeras tiveram todo o suporte necessário.
"A gente consegue ver a importância desse atendimento em relação aos trabalhadores que ficam em ambos os bois, ali na praça, naquela concentração, finalizando as suas alegorias, mas também como os brincantes de fila, que também procuram o nosso serviço durante o dia, e como essa população que acaba transitando ali na Clarindo Chaves entre aquele perímetro da Catedral e o perímetro do Bombódromo".
A UPA prestou atendimento como uma unidade de urgência e emergência durante o Festival Folclórico de Parintins. Ela ofereceu atendimento médico, incluindo clínico geral, cardiologista e neurologia, com uma equipe multiprofissional.
Além disso, durante o festival, a UPA ampliou seu horário de atendimento para atender à grande demanda, com horários estendidos para além do horário normal de funcionamento.
- Por Franci Maia / Alvorada Parintins