Foi com muita alegria e irreverência que o parintinense deu as boas-vindas ao Carnailha 2024. Na noite deste domingo, 11 de fevereiro, 5 blocos desfilaram na Avenida Paraíba, compondo o grupo dos irreverentes.
Antes da disputa, dois blocos convidados inauguraram os desfiles na Avenida do Samba, os Vaidosos e o bloco Carapanã. A senhora Leia Valente, do Núcleo Darlinda Ribeiro, falou da alegria em participar de mais um ano com o bloco dos idosos.
“É um sentimento maravilhoso pra nós idosos, e que Deus dê muita paz, saúde para voltarmos no próximo ano, estamos aqui de novo com muita ansiedade, mas muita felicidade, é tudo muito bom quando chegamos no final da avenida”, disse Leia Valente.
[caption id="attachment_39827" align="aligncenter" width="1280"]

Foto: Samuel Vieira[/caption]
A secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMASTH, Zeila Cardoso, destacou a importância da presença do programa do idoso no Carnailha 2024.
“É um momento muito importante, é um momento emocionante, já é tradição do Carnailha, os nossos idosos abrir o Carnailha de Parintins e é sempre um motivo de muita alegria para a gente. São 14 núcleos tanto da cidade quanto do interior, envolvidos nessa ação. É uma grande alegria justamente ter os idosos abrindo, trazendo a folia, trazendo a alegria, acima de tudo, uma velhice saudável, então a gente fica muito feliz com isso”, ressaltou.
Defendendo o tema “Markinho Azevedo, a nossa estrela é você”, o bloco As Tiazinhas adentrou a Paraíba do Samba com uma homenagem ao eterno tripa do Boi Caprichoso, Markinho Azevedo, um dos maiores incentivadores da cultura, que faleceu em dezembro de 2023.
Logo após, foi a vez do Invasão na Folia desfilar no Carnailha 2024. O tema “Lamparininhas: mais iluminadas do que nunca” apresentou a irreverência de três irmãos: Shontelle Tapajós, Valentina Brunelly e Priscilla Mollinary, conhecidas como “As lamparininhas”. O tema defendeu ainda a bandeira “Seja luz por onde passar”.
Por sua vez o bloco Lagarto Salgado, atual campeão do Carnailha, levou centenas de brincantes à avenida do samba. Para esse ano, o grupo trouxe como tema “Deu 24!! Sai do armário, pega tua fantasia e vem brincar no lagarto”, uma forma de debater o estereótipo que rodeia o número 24, que por muitos anos foi utilizado de forma pejorativa contra o público LGBTQIA +.
O quarto bloco a se apresentar foi o Chitara da Chapada, que trouxe como tema “Chitara da Chapada: 40 anos de alegria”, como forma de celebrar 4 décadas do grupo que é tradicional no carnaval parintinense. Ao longo de sua apresentação, o Chitara da Chapada homenageou diversos nomes que fizeram história dentro do grupo carnavalesco.
Finalizando as apresentações, o bloco Os Piratas trouxe para Avenida do Samba o tema “25 anos de história, sacudindo o Carnailha”, com uma marchinha forte e exaltando sua história. Durante a apresentação, o presidente do bloco, Fredson Willian, ressaltou a força do grupo carnavalesco.
“A satisfação de trabalho concluído, o nosso bloco está bonito, e está mais uma vez fazendo um arrastão. Vamos botar a multidão para dançar com o Bloco Pirata, o bloco do povo. Ele vem na raça, ele vem na vontade. É maravilhoso a sensação de alegria, de satisfação. A minha comunidade abraçou a causa. Esse é o Bloco do Pirata, é o Bloco do Palmares, o Bloco do Povo”,
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – SEDEMA também está presente no Carnailha 2024. Em diversos pontos, os ecopontos propiciam à população um melhor descarte de resíduos, como pontuou o subsecretário, Wescley Tavares.
“É uma festa de grande proporção para a cidade. Então é muito importante, ter essa preocupação dos resíduos, a gente sempre trabalha em parceria com a associação, os catadores, em relação às latinhas principalmente. É uma festa que gera muito resíduo, mas esse resíduo é trabalhado da maneira mais correta possível. A gente sempre pede para descartar nos lugares adequados e assim a gente torna a festa muito melhor,” relata.
O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, falou da importância do Carnailha para a economia local.
“A gente faz uma belíssima festa para que cada vez mais esse carnaval cresça, gere emprego, oportunidade de trabalho, ainda que temporário. Mas eu não tenho dúvida de que o Carnailha movimenta mais de 10 milhões de reais na economia local. São os músicos, os donos de confecção, os artistas, os vendedores ambulantes. E quando a gente aplica recursos aqui para realizar o Carnailha, é justamente para que possa aquecer cada vez mais a nossa economia. Não é só uma brincadeira, mas um carnaval com a cara de Parintins,” afirma.
Seguindo a programação do Carnailha 2024 acontece nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, o desfile dos blocos da Chave Especial, sendo eles: Bad Boy, Império dos Palmares, Unidos do Itauna, Rubro Negro, Fax e Ursos Polares. A noite encerra com um grande show do cantor Uendel Pinheiro, que promete fechar com chave de ouro a segunda noite do Carnailha 2024.
[caption id="attachment_39832" align="alignnone" width="960"]

Foto: Yuri Pinheiro[/caption]