Em 2023, a Rádio Alvorada de Parintins completa 56 anos comunicando para o imenso vale verde da Amazônia, e levando para os lares das famílias a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, base de toda a motivação da Igreja para a inauguração, em 1º de outubro de 1967, da emissora católica.
Aquela que foi considerada a grande novidade da época, com os seus enormes equipamentos, os transmissores e antenas, que levavam as ondas sonoras para uma região, até então, pouca habitada, em relação a outras do país, experimentou as mudanças tecnológicas já na década de 1980.
Nessa década a Rádio Alvorada inicia uma guinada para a modernização no seu padrão radiofônico e expansão da audiência. Depois da Rádio Alvorada AM 1380 KHZ (Amplitude Modulada) veio a OT 4965 (Ondas Tropicais), em 1° de outubro de 1979, e no dia 8 de dezembro de 1986 entraria do ar a Rádio Alvorada FM 100,1 MHZ (frequência modulada).
A inserção da FM veio para dar uma opção na grade de programação, voltada especialmente para a juventude, que passou a ouvir mais música e ser o entretenimento da população, além de ter um som de muita qualidade.
Apesar do advento da internet, que transformou o mundo numa verdadeira aldeia globalizada, conectando as pessoas às redes sociais, a Rádio Alvorada se reinventa e continua com o elo de amizade e prestação de serviços.
O bispo da Diocese de Parintins, Dom José Albuquerque de Araújo, destaca a história da Rádio Alvorada, que começa com os sonhos do primeiro bispo, Dom Arcângelo Cerqua.
O líder católico ressalta que a população colhe os frutos da iniciativa de se ter uma rádio na região que pudesse comunicar a verdade, transmitir boas notícias, congregar todos aqueles que moram na região, cidades, comunidades da zona rural e até mesmo nas áreas indígenas.
“Todos nós estamos louvando a Deus por aqueles que fizeram e fazem parte desta história tão bonita. Parabéns aos nossos colaboradores que estão trabalhando incansavelmente para fazer acontecer este instrumento de evangelização”, comentou.
Dom José destaca que a Rádio Alvorada existe para evangelizar, comunicar a verdade, ajudar as pessoas a estarem bem informadas.
“É um espaço privilegiado para ouvirmos a palavra de Deus, para celebrarmos a nossa fé, para nos congregarmos como irmãos”, indica.

A diretora Lucely Monteiro expressa gratidão a cada colaborador, que diariamente empresta seu talento e a sua voz para levar ao ouvinte uma programação com conteúdo, além da boa música.
“Você faz parte dessa história. Continuemos nossa missão na confiança de que Deus está conosco e nos conduz. Celebremos com alegria este dia. Nossa rádio Alvorada é esplêndida, é admirável de fato”, expressa.
Em 56 anos a Rádio Alvorada faz parte da história de Parintins, e durante este meio século realiza trabalho importante para divulgar as informações da cidade e da região, assim como o Evangelho de Jesus Cristo.

A construção desse veículo de comunicação também conta com parcerias importantes que vão desde o ouvinte no centro da floresta, nos centros urbanos das cidades amazônicas e de parcerias que apoiam os diversos projetos.
Waldson Viana, gerente da loja Big Lar, reconhece o potencial da rádio para impulsionar a imagem do empreendimento comercial e assim conseguir mais clientes.
“A Rádio Alvorada sempre vai agregar valores ao comércio de Parintins, através da divulgação, dos anúncios e das oportunidades que transmite confiança e credibilidade para o público e assim contribui para o crescimento de cada empresa do ramo”, declara.
Para a empresária Carliete Costa, a Rádio Alvorada tem um papel importante para o comércio da cidade, especialmente para o Grupo Família Amiga, parceiros há mais de uma década.
“Com essa ferramenta que anuncia nossas marcas, produtos e serviços conseguimos alcance para atingir nosso público alvo com confiança, eficácia, segurança e credibilidade. Traz retorno através das nossas vendas e nos torna mais conhecidos no mundo dos negócios. Mantém a comunicação com o público, deixando claro e transparente, dando credibilidade à empresa, e isso nos deixa muito felizes e satisfeitos com o trabalho feito através da Rádio”, enfatiza.
Os ouvintes demonstram como estão interligados pelas ondas do rádio. Cleomair Souza, morador de Vila Bentes, em Juruti Velho (PA), compreende bem a importância do rádio em sua comunidade.
“É um meio de comunicação que a gente usa através do Rádio. Aqui quase todos nós ouvimos a Rádio Alvorada. É muito importante porque através dela a gente ouve notícias do estado do Amazonas, do nosso estado e sempre ficamos ligados no que acontece no Brasil e no mundo”, completou.