Busca

Após dois anos, católicos parintinenses voltam a participar da Procissão de Ramos

O Domingo de Ramos faz memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho e aclamado pelo povo com gritos de alegria

Após dois anos, católicos parintinenses voltam a participar da Procissão de Ramos
Após dois anos os cristãos parintinenses voltaram a participar presencialmente da Procissão de Ramos, celebrado neste domingo, 10 de abril. O evento foi suspenso em 2020 em razão da pandemia da Covid-19. Na tarde deste domingo, milhares de católicos foram às ruas para manifestar a sua fé e celebrar o início da semana mais importante do ano litúrgico. O Domingo de Ramos faz memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho e aclamado pelo povo com gritos de alegria (Lc 19,28-40). [caption id="attachment_20173" align="alignnone" width="696"] Foto: Bia Prestes/Catedral[/caption]   De acordo com o senhor Afonso Rodrigues a participação presencial do povo na procissão pelas ruas significa um recomeço.
"Um recomeço. Eu entendo que Deus nos mostra, com toda a situação que nós vivemos, que precisamos refletir muito. Cada um fazer uma reflexão do modo como vive para procurarmos ter uma vida mais voltada para Deus"
Com a celebração do Domingo de Ramos, a Igreja Católica inicia a Semana Santa, tempo no qual recorda-se os passos da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. As paróquias que compõem a Diocese de Parintins realizaram a programação da procissão de ramos que foi marcada pela presença massiva dos fieis católicos. Na Paróquia de Lourdes a procissão iniciou em frente a escola municipal Claudemir Carvalho, fazendo referência a Campanha da Fraternidade 2022 que reflete sobre a realidade educativa no Brasil. A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, também, quis lembrar os fiéis sobre a CF 2022. Os paroquianos se encontraram em frente ao Colégio Nossa Senhora do Carmo e caminharam por algumas ruas do bairro em direção à Matriz. Na paróquia São Sebastião, os católicos se reuniram em frente à comunidade de Nossa Senhora de Fátima, rumo à igreja matriz passando pelas comunidades Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida. [caption id="attachment_20174" align="alignnone" width="696"] Foto: Reprodução/Divulgação[/caption]   As comunidades que pertencem à Paróquia de São José Operário, caminharam em procissão rumo à Matriz para participarem da missa. Na paróquia de Nossa Senhora do Carmo, a Procissão de Ramos iniciou na igreja de São Benedito e caminhou pela Avenida Amazonas. Milhares de cristãos participaram desse momento. A Catedral ficou lotada de fiéis. Depois foi celebrada a missa presidida por Dom Giuliano Frigeni. Em sua homilia, Dom Giuliano, destacando que Cristo já reconciliou toda a humanidade ao Pai, quando orou na cruz: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lc 23, 34), ressaltou a importância da busca do Sacramento da Reconciliação, também conhecido como Confissão, que os fiéis devem fazer, principalmente nesta Semana Santa. [caption id="attachment_20175" align="alignnone" width="696"] Foto: Bia Prestes/Catedral[/caption]   As manifestações deste domingo nas paróquias são um sinal de esperança, também, para o retorno das procissões dos padroeiros, como destaca o vigário geral, padre Dorival Nascimento.
"Dois anos sem fazer as procissões de Domingo de Ramos e acompanhando nas redes sociais as pessoas de fato participaram intensamente desse momento. Graças a Deus estamos retornando com as procissões, caminhadas penitenciais e Via Sacras"
Vale lembrar que a Diocese de Parintins publicou um comunicado, no dia 17 de março, orientando os católicos sobre o uso de máscara durante as celebrações litúrgicas e nos espaços das igrejas, e atualização da vacina anti-convid.